Filippo Ganna com grandes objetivos na Milan-Sanremo e Paris-Roubaix “ele já sabe o que fazer” afirma diretor da INEOS
Após os Campeonatos Mundiais de Zurique, Filippo Ganna (INEOS Grenadiers) entrou em uma nova fase de preparação. Depois das últimas corridas, férias e do primeiro Training Camp da equipe, haverá espaço para comemorar a passagem do ano.
Logo em seguida, o ciclista partirá para as Ilhas Canárias, já que na região de Piemonte, onde ele vive, as baixas temperaturas dificultam os treinos, o que o levou a alternar recentemente os treinos na pista de Montichiari e as estradas na região de Brescia.
Para alcançar a intensidade desejada, Ganna organizou um retiro ao lado de Dario David Cioni, ex-ciclista profissional italiano e recém-nomeado diretor esportivo da INEOS Grenadiers, conforme revelou o portal Bici.Pro.
“A Paris-Roubaix está nos planos como um grande evento em 2025”
O ano de 2025 deve marcar uma mudança significativa para Filippo Ganna, eliminando-se de compromissos relevantes nas pistas para priorizar competições nas estradas.
Já há algumas diretrizes para a temporada de Ganna em 2025. “Por causa das Olimpíadas, não fizemos a Paris-Roubaix em 2024, porque o Filippo queria fazer bem o Giro. Isso foi adiado e a Paris-Roubaix está nos planos para o próximo ano como um grande evento, assim como a Milan-Sanremo e o Tour de France”, destacou Dario Cioni.
“Ele quer tentar a sorte em um Tour bem preparado”
Ganna deseja voltar ao Tour de France após sua estreia em 2022, que não atendeu às expectativas. “Ele quer tentar uma sorte em um Tour bem preparado. O mesmo vale para Roubaix. Agora a ideia é voltar porque os clássicos do Norte são aqueles que mais agradam a ele. Mas primeiro vem a Milan-Sanremo: ele quer voltar para vencer”, reforçaram os técnicos.
“Não importa onde você começa, mas como chega”
A preparação de Ganna terá um ritmo diferente em 2025. “Em 2024, ano olímpico, fizemos um início mais tranquilo. Mas, nas outras temporadas, Filippo sempre começou bem e venceu já nas primeiras etapas. Isso reforça a importância de um bom inverno”, explicam.
A participação no Tour Down Under, na Austrália, não está descartada. Caso não viaje, ele poderá começar o calendário europeu na Volta a La Comunitat Valenciana ou na Étoile de Bessèges. “Não importa tanto onde você começa, mas como chega à primeira corrida”, avalia o preparador.
“Filippo tem grandes objetivos em Sanremo e Roubaix”
A programação de Ganna inclui reconhecimentos de rotas importantes. “Provavelmente faremos uma viagem para Sanremo. Tudo depende de como ele se sentirá. No caso de Roubaix, o reconhecimento deve acontecer após o primeiro bloco das clássicas do Norte”, detalhou Cioni.
Sobre o apoio nos clássicos, destacamos: “Não haverá um grupo específico para Ganna, mas o time de ciclistas de clássicas estará em seu suporte. Filippo tem grandes objetivos em Sanremo e Roubaix”.
“Na Milan-Sanremo ele já sabe o que fazer”
Para Ganna, a motivação está em desafios que vão além do Contrarrelógio e da pista. “Na Milan-Sanremo, ele já sabe o que precisa fazer. Há dois anos ele foi 2º colocado pela segunda vez, e em 2024, apesar de problemas mecânicos, estava no grupo da vitória (40º lugar)”.
“Em Roubaix, ele ainda tem muito a descobrir. Em 2023, sofreu um pouco, mas espera disputar a vitória este ano. A escolha foi apostar tudo em um. Com o Filippo de hoje, imaginamos que a Roubaix é mais adequada”, finalizou Dario Cioni.