“Fizemos o calendário de Primoz Roglic antes de Tadej Pogacar” diretor da Bora nega influência de Pogacar no programa de Roglic
Após conquistar a Vuelta a España 2024 com Primoz Roglic, a Red Bull Bora hansgrohe se prepara para mais uma temporada repleta de desafios. Patxi Vila, diretor esportivo da equipe, demonstra entusiasmo com os avanços estruturais e reforços do time.
“Nos fortalecemos muito bem este ano. Foi o primeiro ano 100% com a Red Bull, e estamos muito entusiasmados em melhorar. Estamos gastando tempo estruturando e organizando as coisas”, afirmou o espanhol ao jornal MARCA.
“Escolhemos o calendário de Roglic antes de Pogacar”
Apesar do recorde de Roglic estar ao alcance, a decisão foi afastá-lo da La Vuelta em 2025 para priorizar o Giro e o Tour de France. Segundo Vila, essa escolha não foi influenciada pela possível participação de Tadej Pogacar na Vuelta.
“Escolhemos o que é melhor para nós. Antes que Tadej Pogacar decidisse, já havíamos planejado o calendário de Primoz com Giro-Tour”, explicou.
Além disso, Vila destacou a chegada de novos talentos ao time, como Fin Fisher-Black (UAE Team Emirates), Oier Lazkano (Movistar), Giulio Pellizzari (VF Group Bardiani CSF-Faizané), Jan Tratnik (Visma-Lease a Bike) e Maxim Van Gils (Lotto). Essa mescla entre jovens promessas e ciclistas experientes visa manter o equilíbrio e melhorar a constância dos resultados em comparação a 2024.
“Você sofre em todos os lugares”
Sobre sua experiência na Red Bull em comparação à Movistar, equipe anterior do espanhol antes de ingressar na Red Bull Bora, Vila reconhece que a pressão é uma constante no ciclismo. “Você sofre em todos os lugares, mas também de forma diferente. Em todos os lugares você tem responsabilidades ou deve ser responsabilizado. Os corredores têm isso e os técnicos também.”
Entre os desafios para a temporada, a equipe mira novamente a conquista de um Grand Tour, como aconteceu com Jai Hindley (Giro 2022) e Primoz Roglic (Vuelta 2024). Além disso, as clássicas permanecem como um objetivo importante. “O ideal é ganhar um Grand Tour e lutar em todos os lugares”, concluiu Patxi Vila.