Fusão da Jumbo-Visma e Soudal Quickstep confirmada, já para 2024
O maior segredo do ciclismo dos últimos meses, está prestes a ser revelado. Desde meados de julho, a Jumbo-Visma e a Soudal Quick-Step estão em discussões, sobre a formação de uma uma única equipe, através de uma fusão das duas potências do ciclismo profissional, até 2024.
Várias fontes teriam confirmado a informação. Richard Plugge se tornará o CEO da equipe. Merijn Zeeman será o treinador principal. Patrick Lefevere passa a ser membro do Conselho Fiscal da equipe. Segundo especialistas, é apenas uma questão de tempo, até que esta fusão espetacular e surpreendente seja concluída.
Jumbo-Visma atravessou negociações com INEOS Grenadiers
Quando ficou claro durante o último Tour de France, que o bilionário britânico Jim Ratcliffe, estava em negociações para assumir a equipe de Patrick Lefevere (diversos meios de comunicação divulgaram a informação), a gestão da Jumbo-Visma, teve a ideia de conversar com o milionário tcheco, Zdenek Bakala, proprietário da Soudal Quick-Step.
Após uma reunião em Genebra com Bakala, foi rapidamente criada uma base para concretizar esta grande e surpreendente fusão no ciclismo. A ideia de uma equipe única, através de uma fusão, também foi imediatamente abraçada pelos principais patrocinadores das duas equipes, Soudal e Visma já para 2024.
Equipe será registrada como Visma-Soudal ou Soudal-Visma
Graças a esta fusão, a nova equipe, será registada na UCI como Visma-Soudal ou Soudal-Visma, poderá trabalhar com um orçamento competitivo a partir de 2024, para continuar a competir no topo mundial. A equipe quer registrar-se como uma equipe de Benelux (União econômica e aduaneira formada pela Bélgica, Holanda e Luxemburgo). no pelotão. Enquanto a gestão desportiva ficará a cargo de Plugge e Zeeman, Levefere comandará o Conselho Fiscal.
Remco Evenepoel, Primoz Roglic, Jonas Vingegaard e Wout van Aert em uma mesma equipe?
A Jumbo-Visma emprega atualmente 27 ciclistas e a Soudal Quick-Step terá 23 ciclistas para 2024. Muito possivelmente, esta fusão abre caminho para a saída Remco Evenepoel da equipe belga. O Campeão Mundial de Contrarrelógio, já estaria em negociações com a equipe britânica INEOS Grenadiers. No entanto, internamente, ambas as partes teriam expressado o desejo de continuar com Evenepoel, na nova equipe.