Finalmente, houve um espetáculo no Giro! João Almeida, da equipe UAE Team Emirates, conquistou uma impressionante vitória na difícil etapa de montanha para Monte Bondone, com 22,7 km e inclinação média de 6,4%. Essa foi a primeira vez que o talentoso ciclista português venceu uma etapa em uma Grand Tour.
Almeida, conhecido por suas habilidades de escalada, iniciou os ataques decisivos na subida final. Sua coragem e força impressionaram a todos, e momentos depois ele cruzou a linha de chegada como vencedor. Geraint Thomas, competidor experiente, chegou logo em seguida, demonstrando sua determinação. Primoz Roglic, por sua vez, teve que se esforçar ao máximo para se manter no pelotão da frente, demonstrando uma performance notável.
Thomas e Almeida subiram juntos e pressionaram Roglic, deixando-o para trás por 25 segundos. No topo, o trabalho em equipe foi bem executado e os benefícios foram compartilhados. O ciclista português conquistou a vitória na etapa, enquanto o galês terá a oportunidade de vestir a camiseta rosa novamente amanhã.
“Foi principalmente sobre colaborar com Almeida para prejudicar Roglic o máximo possível”, disse Thomas ao Eurosport. “É uma pena que eu não tenha conseguido vencer o sprint, mas não estou muito preocupado com isso.” Durante a corrida, Thomas perdeu seu fiel escudeiro Pavel Sivakov. “Isso é muito mais doloroso do que perder o sprint.”
Almeida impressionou especialmente Thomas, estando apenas 18 segundos atrás na classificação geral. “Na verdade, ele não me surpreende. Ele sempre foi um dos meus maiores rivais e hoje mostrou o quão forte ele é. Sua equipe também foi impressionante”, afirmou Geraint Thomas.