O britânico está agora muito atrás na classificação geral, 12min e 34seg do líder Sepp Kuss e por isso agora deverá focar na vitória de etapas da Vuelta a España. Embora ele tenha coisas muito diferentes em mente: se recuperar da melhor forma possível de uma queda grave, diz ele em seu podcast Watts Occuring.
“Kim Heiduk passou na minha frente e caiu, eu não conseguia me mover. Bati numa espécie de muro de pedra e doeu muito. Principalmente meus joelhos. Não consegui me levantar por um minuto, mas Fraile e Bernal me ajudaram.”
Momentos depois, na mesma etapa, Thymen Arensman abandonou após uma grave queda, após a INEOS Grenadiers também perder Laurens De Plus no Contrarrelógio por equipe. “Quinze segundos antes da queda do Thymen pensei: isso é estúpido e perigoso, o que estamos fazendo aqui? E então eles caíram. Consegui evitar aquela queda, mas Thymen teve menos sorte. Felizmente, seus ferimentos não foram tão graves.”
“E nos dias seguintes tudo doeu, então ainda não está indo bem. No sábado perdi tempo nas etapas finais, então posso me concentrar nas etapas da segunda e terceira semana. Até agora, realmente não tivemos sorte”, concluiu Thomas.