Geraint Thomas denuncia falta de respeito no World Tour, “há menos respeito um pelo outro” afirma o britânico
Um dos ciclistas mais experientes de todo o pelotão, Geraint Thomas, de 37 anos, assistiu a uma grande mudança na atitude dos ciclistas durante sua longa carreira no World Tour.
“É completamente diferente. É como se fosse uma corrida júnior ou sub-23”, diz o ex-vencedor do Tour de France através do podcast Just Ride, da Red Bull.
“Há menos respeito um pelo outro. Todo mundo vai para onde quer, cortando o outro, enquanto antes havia uma luta por posição, mas era mais calmo. Agora é simplesmente uma loucura.”
Hierarquia dentro do pelotão era respeitada
Havia uma regra não escrita dentro do pelotão que estabelecia uma hierarquia de respeito. Agora, essa antiga ordem foi completamente descartada, segundo Thomas.
“Esse respeito e essa hierarquia no pelotão, era uma coisa boa de certa forma, mas agora é cada um por si, cão-comendo-cão”, ele explica. “Você tem que se juntar a eles, realmente.”
Mudanças no pelotão
“Costumava ser mais tranquilo, mas hoje em dia é basicamente intenso desde o quilômetro zero, do início ao fim”, continua o veterano da INEOS Grenadiers.
“Você vê isso como quatro ou cinco horas de concentração. Costumava ser capaz de ter uma conversa com seus amigos ou o que seja, mas agora você está na zona de pressão por quatro ou cinco horas, e depois conversa. É assim que é.”
Adaptar para sobreviver
Como Thomas diz, ele tem que se adaptar para continuar prosperando e sobrevivendo.
“Acho que todo o pelotão é mais profissional, enquanto no passado eram apenas os 40, 50 melhores, mas agora 300 caras estão treinando corretamente, se alimentando corretamente, fazendo treinamento em altitude”.
“A equipe inteira cuida de todos os seus ciclistas, e não apenas dos três ou quatro melhores, então a profundidade é muito melhor.”
“A modalidade está mudando o tempo todo, o que é bom, mas como um ciclista mais experiente, você tem que se adaptar a ela. Se eu estivesse somente pensando ‘isso é o que eu fiz há 10 anos’ então eu não conseguiria competir, você tem que se adaptar”, finalizou o britânico.
[…] Notable riders participating in the 2020 Giro included Geraint Thomas, Simon Yates, Vincenzo Nibali, Jakob Fuglsang, and […]