Giro d’Abruzzo: Edison Callejas surpreende e vence Etapa Rainha, Georg Zimmermann é o novo líder, confira os resultados e a chegada
Edison Alejandro Callejas (Petrolike), de 24 anos, conquistou sua primeira vitória como profissional ao vencer a fria e molhada Etapa Rainha do Giro d’Abruzzo 2025.
O colombiano foi ousado ao atacar cedo na subida final para Roccaraso, resistindo aos favoritos até cruzar a linha de chegada sozinho. Com a segunda colocação, o alemão Georg Zimmermann (Intermarché-Wanty) assumiu a liderança geral da competição.
Etapa montanhosa desafia o pelotão
A 3ª etapa do Giro d’Abruzzo foi marcada por um percurso montanhoso de 160 km, saindo de San Demetrio ne’ Vestini e incluindo três longas e exigentes subidas: Forca Caruso (13,6 km a 4,5%), Gioia Vecchio (14,2 km a 4,8%) e, por fim, a decisiva escalada para Roccaraso (16,2 km a 5,3%).

Fuga inicial e dificuldades na subida final
No início da etapa, cinco ciclistas escaparam do pelotão, entre eles Rune Herregodts (UAE Emirates XRG), o mais bem posicionado entre os fugitivos.

A vantagem chegou a ultrapassar os 3 min, mas começou a cair antes da subida final. No pé de Roccaraso, o grupo de escapados já estava reduzido, com Federico Guzzo (SC Padovani) abandonando após dificuldades com sua capa de chuva.
😥 The year is now 2050, #IlGirodAbruzzo is finished, Oscar Sevilla is still racing, and mostly, Federico Guzzo still hasn't put his jacket on… pic.twitter.com/FS3aj0ZINW
— Il Giro d'Abruzzo (@il_GirodAbruzzo) April 17, 2025
Enquanto isso, no pelotão, o ritmo imposto por Stephen Williams (em apoio a George Bennett) começou a selecionar os favoritos. Louis Meintjes foi um dos primeiros a ceder, mas Fiorelli resistia. Já nos trechos iniciais da subida, ciclistas como Kiaan Watts e Martin Marcellusi perderam contato.
Ataque decisivo e vitória de Callejas
Com 12 km para o fim, David de la Cruz (Q36.5) tentou um primeiro ataque, mas não conseguiu se desprender. Foi então que Callejas Santos lançou seu movimento e rapidamente alcançou os remanescentes da fuga, como Herregodts e Ben Granger.
We've got some attacks to anticipate the big fight!
— Il Giro d'Abruzzo (@il_GirodAbruzzo) April 17, 2025
🇨🇴 Edison Callejas goes solo and is now chasing the leaders #IlGirodAbruzzo pic.twitter.com/S20fCjoN7F
Um trio perseguidor com De la Cruz, Pablo Torres (UAE Emirates XRG) e Mathys Rondel (Tudor) formou-se atrás, enquanto Fiorelli permanecia mais atrás, em um terceiro grupo. Georg Zimmermann também conseguiu se juntar aos perseguidores, mas o grupo hesitou na perseguição.

Como Callejas não representava ameaça na classificação geral, os rivais olharam entre si, o que favoreceu o colombiano, que iniciou o quilômetro final com cerca de 45 seg de vantagem e garantiu a vitória.
Zimmermann assume liderança geral
Na chegada, Zimmermann terminou em segundo, seguido por De la Cruz, Torres e Rondel. Com o desempenho, o alemão da Intermarché-Wanty assumiu a liderança geral, com 11 segundos de vantagem sobre De la Cruz. Pablo Torres ocupa agora a terceira colocação, 18 segundos atrás. A definição do título acontecerá na etapa final desta sexta-feira.
Assista a chegada
🔻Un finale freddo e bagnato sulle rampe di Roccaraso e un vincitore a sorpresa!
— Il Giro d'Abruzzo (@il_GirodAbruzzo) April 17, 2025
🔻 A wet and cold final ramp towards Roccaraso, for an unexpected winner!
⏪ The @continentaltire Ultimo Kilometro ⤵️#IlGirodAbruzzo pic.twitter.com/QkaxXA5CrJ
Resultados da 3ª etapa do Giro d’Abruzzo

Classificação Geral do Giro d’Abruzzo 2025
