Giro d’Abruzzo: Ivo Oliveira vence 4ª etapa após fuga de 120 km, Georg Zimmermann vence a Geral, confira os resultados e a chegada
Ivo Oliveira (UAE Emirates-XRG) bateu Sjoerd Bax no sprint para vencer a 4ª etapa do Giro d’Abruzzo, registrando sua 2ª vitória na competição.
Os dois foram os sobreviventes de uma fuga inicial, após a qual Oliveira provou ter o sprint mais forte. Georg Zimmermann (Intermarché-Wanty), finalizou junto ao pelotão e confirmou a vitória da Classificação Final do Giro d’Abruzzo de 2025.
A Etapa Final do Giro d’Abruzzo 2025
A última etapa do Giro dAbruzzo 2025 apresentou 166km entre Corropoli e Isola del Gran Sasso. O desafio da etapa era a subida da Sparazzano (6,2km a 4,3%), que deveria ser ultrapassada 2x após o pelotão entrar em um circuito local.

A forte fuga do dia
George Bennett (Israel Premier Tech Academy), Alexandre Balmer (Team Solution Tech-Vini Fantini), Sjoerd Bax (Q36.5 Pro Cycling Team), Federico Guzzo (S.C. Padovani Polo Cherry Bank), Alessandro Tonelli (Team Polti VisitMalta) Joel Suter (Tudor Pro Cycling), Ivo Oliveira (UAE Emirates) e Martin Marcellussi (VF Group-Bardiani CSF-Faizanè) formaram a fuga do dia, após um ataque a 122km da largada. O octeto conseguiu uma vantagem máxima de aproximadamente 1min 30seg.

Intermarché-Wanty acelera forte
No pelotão, quem dominava as ações era a Intermarché-Wanty trabalhando forte para defendendo a liderança de George Zimmermann.

Mesmo sob a liderança da Intermarché-Wanty, o pelotão que ainda era bem numeroso, não conseguia neutralizar a fuga, com a vantagem permanecendo em cerca de 40 segundos, no alto da penúltima subida, a Sparazzano (6,2km a 4,3%).
Entretanto, a fuga ia perdendo elementos, com Alexandre Balmer, Federico Guzzo e Joel Suter sendo neutralizados pelo pelotão. Assim, cinco ciclistas iniciaram a descida, antes da subida final, em direção a Isola del Gran Sasso.

Ataque de Ivo Oliveira e Sjoerd Bax
Com cerca de 17 km para a chegada, Sjoerd Bax atacou, sendo seguido por Ivo Oliveira. Em pouco tempo a dupla aumentou a vantagem para cerca de 1 min e começou um duelo entre eles e o restante do pelotão, que já havia alcançado os demais componentes da fuga.

Pelotão faz muita força para alcançar a fuga
Com 10 km para a chegada, no pelotão tentava fazer um revezamento no comando, com a Petrolike, a VF Group-Bardiani e a Intermarché-Wanty tentando diminuir a vantagem.

Pelotão fracassa tentativa de neutralização
A tentativa de aproximação do pelotão foi dificultada pela falta de cooperação entre as equipes, além do trabalho de bloqueio realizado pela UAE Emirates-XRG e pela Q36.5.
A vantagem da dupla na frente foi sendo reduzida aos poucos, mas mesmo nos últimos 3 quilômetros a diferença ainda era de 20 segundos – tempo suficiente para manter viva a esperança de vitória.

Grande sprint de Ivo Oliveira
No quilômetro final, Bax tentou aplicar uma estratégia ousada: forçou Oliveira a assumir a ponta, esperando superá-lo no sprint. No entanto, o português arrancou com muita potência e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, assegurando sua segunda vitória no Giro d’Abruzzo 2025.
Pouco depois, Georg Zimmermann finalizou junto ao pelotão e confirmou sua vitória na classificação geral da competição, coroando o trabalho da Intermarché-Wanty ao longo da corrida.

Assista a chegada
🔥🔥 ENORME dobradinha para Ivo Oliveira no Giro d'Abruzzo 🇵🇹 pic.twitter.com/XkJ73IiU5K
— Eurosport Portugal (@EurosportTV_Por) April 18, 2025
Resultados da 4ª etapa do Giro d’Abruzzo

Classificação Final do Giro d’Abruzzo 2025
