O antigo ciclista Filippo Pozzato organizou uma autêntica semana de ciclismo na região italiana de Veneto, com o evento de hoje sendo o Giro del Veneto (1.Pro). A prova tinha uma distância de 170km, com largada em Tombolo e a chegada em Vicenza. E a presença de grandes sprinters do cenário mundial, acabaram por adicionar mais emoção à competição.
O elemento central do percurso final foi a subida até o santuário do Monte Berico, que se estendia por 1 km com uma inclinação média de 7,4%. Os últimos cerca de 600 metros apresentaram uma dificuldade ainda maior, com gradientes variando entre 8% e 12%. Os ciclistas tiveram que enfrentar essa desafiadora subida cinco vezes.
Uma fuga, como era esperado, caracterizou a etapa. No entanto a fuga foi absorvida com 5 km para a chegada, após um trabalho de 3 equipes, que queriam lançar seus sprinters. UAE Team Emirates, Alpecin-Deceuninck e Israel-Premier Tech uniram forças, no entanto, Florian Vermeersch tentou surpreender os favoritos com um ataque precoce.
O belga da Lotto Dstny, fez um sprint impressionante, mas foi superado por Dorian Godon a 200 metros do final . O francês já venceu o Brabantse Pijl no início desta temporada e segurou habilmente Halland Johannessen e Vermeersch na rodada final.
Assista a chegada:
Resultados do Giro del Veneto 2023: