Após uma etapa eletrizante, a 19ª etapa reserva não menos emoções. Tre Cime di Lavaredo, a Cima Coppi deste ano (2.304m de altitude), promete uma chegada épica entre os principais “contenders”.
19ª etapa(26.05) – 183kms – Longarone – Tre Cime di Lavaredo
Uma etapa colossal nas Dolomitas, com cinco subidas consecutivas sem pausa para respirar. Depois de subir o Val Cordevole (através de Belluno, Agordo e Alleghe), a rota sobe os passos de Campolongo, Valparola, Giau e Tre Croci, antes de fazer a subida final até o Rifugio Auronzo. As estradas estão em excelentes condições e bastante largas, com alguns túneis bem iluminados na primeira parte. As subidas apresentam muitos Spins(curvas), e as descidas são rápidas e técnicas.
Quilômetros finais
A subida final é realmente desafiadora. A estrada sobe com aclives máximos de 18% nos primeiros 1,5 km, torna-se um falso plano no Lago di Antorno e depois desce rapidamente até ao marcador faltar 4 km para a chegada (a estrada estreita-se no final da descida, à medida que o percurso passa pelo portão de pedágio). A subida volta a inclinar. Os últimos 4km são duríssimos com média em torno de 12% nos últimos 4 km, chegando a 18% na parte final. A linha de chegada é uma reta asfaltada de 400 m de comprimento e 7 m de largura, com inclinação de 12,5%.