GIRO D’ITALIA 2023: Favoritos Para a “Maglia Bianca”

Aqueles pilotos nascidos a partir de 1º de janeiro de 1998 são elegíveis para a classificação juvenil na batalha pelo branco. Isso significa que os competidores com idade de até 25 anos têm a oportunidade de ganhar um bônus. Cinquenta pilotos que irão participar do próximo Giro d’Itália nasceram após essa data e, portanto, são elegíveis para a camisa branca. Em teoria, eles podem competir por ela, mas a prática pode ser diferente.

O favorito para ganhar esse ranking é Remco Evenepoel (23 anos), que pode se tornar o vencedor da batalha pelo rosa também. Não é uma questão se ele ganhará a próxima classificação juvenil, mas sim por quantos pontos de vantagem. Ele é o detentor do título da Volta a Espanha, veste a camisa arco-íris como campeão do mundo e ganhou sua última prova, que foi um monumento, com Liège-Bastogne-Liège. Nenhum outro piloto competindo pelo branco chega perto do desempenho de Evenepoel. Além disso, ele é um especialista em contra-relógio, e o próximo Giro terá três testes de crono. Depois dele, qualquer outro competidor merece apenas uma estrela.

remco crono
Remco Evenepoel é um especialista em etapas de contra-relógio

Se o belga não aguentar a pressão ou tiver azar, a batalha pela camisa branca pode ficar emocionante. No entanto, é provável que os Emirados Árabes Unidos saiam vitoriosos. O campeão português João Almeida (24) já terminou em quarto e sexto na classificação final do Giro, mas nunca ganhou a camisa branca. No ano passado, ele estava bem posicionado para ganhá-la, mas teve que se retirar da competição. Naquela época, Almeida tinha uma vantagem de mais de dez minutos sobre o segundo colocado, López. Normalmente, um escalador que também é bom em contra-relógio tem boas chances de ficar bem na classificação final. No entanto, se Evenepoel estiver na disputa, vencer a batalha pelo branco parece um desafio muito grande para qualquer um.

JOAO ALMEIDA
João Almeida é a esperança portuguesa também para a classificação geral

Embora seja importante considerar a distribuição de funções na equipe, Almeida parece estar à frente de Brandon McNulty em sua equipe. McNulty, um ciclista americano de 25 anos, tem sido reconhecido por sua grande habilidade por alguns anos. Este ano, ele mais uma vez mostrou isso em corridas como o UAE Tour (14º), Tirreno-Adriático (12º) e Tour do País Basco (7º). No entanto, isso também revela o que tem sido o problema para McNulty. Ele tem ficado estagnado nos últimos anos e parece estar cada vez mais assumindo um papel de apoio em vez de um de liderança compartilhada. Contudo, com suas qualidades e habilidades em contrarrelógio, ele ainda merece respeito.

brandon macnulty
O colega de equipe de João Almeida, Brandon MacNulty também é um candidato a Camisa Branca de líder jovem.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.