Bruno Armirail estava 18 minutos e 36 segundos atrás de Geraint Thomas na classificação geral nesta manhã, mas agora está liderando o Giro d’Italia. O ciclista francês da equipe Groupama-FDJ fez um ataque no início do pelotão de fuga, enquanto a INEOS Grenadiers optou por não acelerar no pelotão principal. “Nunca imaginei que estaria vestindo a camisa rosa esta noite”, disse o novo líder da classificação ao site da Groupama-FDJ.
Após a conclusão da décima terceira etapa em Crans-Montana, Bruno Armirail estava na 23ª posição na classificação geral. No entanto, ele agora se encontra em primeiro lugar. O ciclista francês deu um salto surpreendente ao se juntar ao grupo de fuga inicial. “Nós sabíamos que o grupo da frente poderia ganhar uma vantagem de cerca de quinze minutos”, disse Armirail. “Eu estava lá. Mal posso acreditar que estou vestindo a camisa rosa hoje… O que percebi agora, depois do segundo lugar do Thibaut ontem, é algo maravilhoso. Vou tentar aproveitar ao máximo. É algo realmente grandioso.”
Esse momento é particularmente especial para alguém como Armirail, que geralmente trabalha para apoiar seus líderes de equipe. “É verdade que ao longo do ano eu tenho muito trabalho e faço muitos sacrifícios. Eu me preocupo muito com os capitães. É uma recompensa, algo excepcional para um gregário como eu”, disse o ciclista, que ficou em quinto lugar no segundo contra-relógio individual deste Giro.
Armirail espera um dia desafiador na camisa rosa no domingo. “Não será fácil amanhã. Precisamos nos recuperar bem depois do dia de hoje, que foi difícil com frio e chuva”, disse ele. Armirail é o primeiro ciclista francês a liderar o Giro d’Italia desde Laurent Jalabert em 1999.