GIRO D’ITALIA 2023: Resultados da 19ª Etapa
A 19ª etapa foi caracterizada por uma fuga no início da etapa com 15 atletas, que foi sendo diminuída a cada montanha da etapa. Esta fuga, abriu mais de 6 minutos do pelotão principal. No início da penúltima montanha, o Passo Tre Croci, o grupo estava resumido a somente 9 atletas, entre eles estavam Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), Derek Gee (Israel Premier tech), Magnus Cort Nielsen (EF Education Easypost) e Michael Hepburn (Team Jayco AlUla), que apareciam como favoritos para a disputa da chegada.
No pelotão principal, Primoz Roglic apresentou um fato novo no pé da última montanha: a troca de bicicleta, para uma com uma relação de marchas muito semelhante ao utilizada em provas de Mountain Bike.
Neste pelotão principal a INEOS procurava ditar o ritmo seguido pela Jumbo Visma. João Almeida (UAE Team Emirates) no início da montanha, ficou sem o auxílio de seu companheiro de equipe, Jay Vine, que não conseguiu acompanhar o pelotão.
E com um ataque a 1,5km para a chegada Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), garantiu a vitória, ao largar Derek Gee (Israel Premier Tech), o penúltimo remanescente da fuga que ainda o acompanhava. Na terceira posição chegou Magnus Cort Nielsen (EF Education EasyPost).
No pelotão principal, novo ataque de Roglic quando faltavam pouco mais de 1km para a meta, fez com que somente os 2 primeiros da classificação geral além dele conseguissem acompanhá-lo. E um contra ataque de Geraint Thomas permitiu que Roglic o ultrapassasse na chegada e deixou João almeida alguns segundos atrás.
Classificação da 19ª etapa do Giro d’Itália 2023:
Em breve a Classificação Geral após a 19ª etapa.
Acompanhe diariamente todas as informações do Giro d’Itália 2023 no Giro do Ciclismo.
Diariamente às 13hs30min, serão publicadas as informações da etapa seguinte. Fique ligado!