O Giro d’Italia do próximo ano começará no sábado, 4 de maio, em Torino. A etapa de abertura será dedicada ao desastre do avião Superga em 1949, durante o qual, morreram todos os funcionários do clube de futebol AC Torino.
Os organizadores da corrida, divulgaram na segunda-feira um perfil das primeiras etapas, que começará com um percurso de 136 quilômetros de Venaria Reale, nos arredores de Torino, até o centro da cidade.
O percurso passará pelo morro Superga, onde o avião caiu e matou todas as 31 pessoas a bordo, incluindo a equipe do então campeão italiano. O chamado “Grande Torino” triunfou continuamente na Série A de 1946 a 1949. A queda marcou uma virada histórica no desenvolvimento do clube. Antes disso, o AC Turin conquistou seis títulos, desde então apenas um.
A etapa acontecerá por ocasião do 75º aniversário da tragédia. O vencedor da etapa receberá também uma “maglia rosa” especial, a camisa rosa do líder, na qual estará escrita na parte interna da gola a inscrição “Solo il Fato li vinse”, ou seja, “Só o destino os venceu”. nas cores de Turim.