Giro d’Italia 2025 terá uma “Mini Strade Bianche” com chegada em icônica ascensão na Toscana
O Giro d’Italia abre a temporada dos Grand Tours na primavera europeia. No entanto, as especulações e notícias sobre a rota e os locais icônicos que receberão o evento ganham forma.
Retorno à Strade Bianche
Uma das grandes expectativas para o Giro d’Italia 2025 é o retorno ao percurso da Strade Bianche, famosa por suas estradas de cascalho na Toscana, conhecidas como “sterrato”. Segundo o site italiano Cicloweb, a 9ª etapa do Giro (dia 9 de maio) começará em Gubbio, na Úmbria, e avançará em direção à região da Toscana.
Essa etapa passará por cinco setores do trajeto da clássica Strade Bianche, concluindo com a chegada na Piazza del Campo, em Siena, após a icônica subida pela Via Santa Caterina.
Contrarrelógio na Albânia no segundo dia
Outro destaque será a largada inédita do Giro em território albanês. A competição começará com três etapas na Albânia, oferecendo um início fora do território italiano.
O Cicloweb divulgou também, novos detalhes sobre essas etapas, incluindo um Contrarrelógio individual previsto para o segundo dia da prova. A etapa inicial levará os ciclistas de Durazzo a Tirana, a capital albanesa, e terá um trajeto desafiador, de acordo com as primeiras informações.
No segundo dia, acontecerá um Contrarrelógio de 15 quilômetros, com início e término em Tirana. Mauro Vegni, diretor do Giro, já havia anunciado que a edição de 2025, incluiria duas etapas de Contrarrelógio, sendo essa uma das primeiras.
Inéditas montanhas albanesas no terceiro dia
No terceiro dia de competição, os ciclistas enfrentarão um trecho montanhoso através do Parque Nacional Llogara, também na Albânia. As características exatas da etapa ainda são desconhecidas, mas é certo que o percurso trará grandes dificuldades.
Fontes do Cicloweb sugerem que a etapa será desafiadora, escaladores e possivelmente criando diferenças significativas na Classificação Geral.
Retorno à Itália no 4º dia
Após três dias de competição em solo albanês, o pelotão do Giro d’Italia retornará à Itália. A primeira etapa na península italiana deverá ocorrer entre Alberobello e Lecce, marcando a presença do Giro no salto da “bota” italiana.