A organização do Giro d’Italia anunciou, na tarde desta segunda-feira, através de suas redes sociais, a lista oficial das 23 equipes que participarão da 108ª edição da corrida, com largada marcada para o dia 9 de maio, na Albânia.
Quatro equipes estão entre as convidadas. As suíças Q36.5 Pro Cycling e Tudor, além dos ProTeams italianos Team Polti-VisitMalta e Green Project-Bardiani CSF-Faizanè.
Essas equipes se juntam às já classificadas Israel-Premier Tech e Lotto, que garantiram vaga como as duas melhores ProTeams do ano anterior.
23 teams, one epic race: wildcards are locked in!💥 Who are you rooting for?📢
— Giro d'Italia (@giroditalia) March 31, 2025
23 squadre, una corsa epica: le Wildcard sono state assegnate!💥 Per chi fai il tifo?📢#GirodItalia pic.twitter.com/5qTRkk4KTP
No entanto, a equipe belga Lotto optou por devolver seu convite, uma vez que a participação dessas equipes é um direito, mas não uma obrigação, o que possibilitou um 4º convite para a competição.
Histórico das equipes convidadas no Giro d’Italia
As equipes Polti-VisitMalta, Green Project-Bardiani CSF-Faizanè e Tudor já estiveram na edição passada do Giro d’Italia. A presença da Tudor era esperada, pois a marca de relógios suíça é a cronometrista oficial das competições organizadas pela RCS Sport, incluindo o próprio Giro.
Já a Green Project-Bardiani CSF-Faizanè protagonizou um momento épico com o jovem Giulio Pellizzari e Tadej Pogacar após a fuga do jovem italiano.

Estreia da Q36.5 e a expectativa por Tom Pidcock
A grande novidade deste ano é a participação inédita da equipe suíça Q36.5 Pro Cycling em um Grand Tour. A equipe contará com um reforço de peso: Tom Pidcock.
O britânico de 25 anos, que já disputou três edições do Tour de France e uma da Vuelta a España, fará sua estreia no Giro d’Italia. Sua presença adiciona um elemento de expectativa à competição, dada sua experiência e versatilidade em provas de alto nível.
