Giro d’Italia: Mads Pedersen bate sprint reduzido e vence 13ª etapa, Isaac del Toro amplia liderança; confira os resultados e a chegada
Mads Pedersen (Lidl-Trek) bateu Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) no sprint reduzido para vencer a 13ª etapa do Giro d’Italia, com chegada em Vicenza. O Maglia Rosa, Isaac del Toro (UAE Emirates-XRG) surpreendeu em uma chegada que favorecia os sprinters e terminou na 3ª colocação.
Com o resultado, Del Toro amplia sua vantagem na liderança na Classificação Geral sobre o 2º colocado, seu colega de equipe Juan Ayuso, para 38 segundos.

Resultado imprevisível na 13ª etapa do Giro d’Italia
A 13ª etapa do Giro d’Itália 2025, nesta sexta-feira apresentou um percurso de 180km entre Rovigo e Vicenza. Com um início plano, a etapa reservou o último terço de prova subidas que poderiam selecionar o pelotão, com o San Giovanni in Monte (5 km a 6,6%), antes da chegada em Vicenza, onde o pelotão enfrentaria duas passagem no icônico Monte Berico (1,1 km a 7,4%).

Numerosa fuga agita a etapa
Após múltiplos ataques, 9 ciclistas abriram a numerosa fuga do dia. Luca Mozzato (Arkéa-B&B Hotels), Fran Miholjevic (Bahrain Victorious), Dries De Bondt (Decathlon-AG2R), Sven Erik Bystrøm (Groupama-FDJ), Lorenzo Germani (Groupama-FDJ), Lorenzo Milesi (Movistar), Lucas Hamilton (Picnic PostNL), Mattia Bais (Polti VisitMalta), Filippo Magli (VF Group Bardiani-CSF Faizané) iniciaram a aventura com 170 km para a chegada, abrindo uma vantagem máxima de 2min 20seg.
Os escapados imprimiam um ritmo alucinante, com os primeiros 100 km sendo percorridos a uma média de aproximadamente 49km/h.

Visma-Lease a Bike controla o pelotão
Enquanto isso no pelotão, após um domínio inicial da Visma Lease a Bike, as principais equipes com interesses na chegada, passaram a fazer um revezamento no comando das ações, tentando manter a fuga sob controle.

Com o revezamento, com 70 km para chegada a vantagem da fuga, começou a cair rapidamente e o cenário inicial de uma chegada sendo decidida pelo pelotão, estava cada vez mais clara.
San Giovanni in Monte reduz fuga
Durante a passagem pela montanha de 4ª categoria San Giovanni in Monte, com 45 km para a chegada, diversas acelerações no grupo do GC, quebraram o pelotão principal e houve uma aproximação à fuga, que neste momento já estava reduzida a somente Lorenzo Germani.
Quando o pelotão se aproximava do italiano da Groupama-FDJ, Christian Scaroni (XDS Astana) atacou o pelotão e se juntou ao último remanescente da fuga, com a dupla abrindo nova vantagem sobre o grande grupo.
UAE acelera e neutraliza fuga no Km Red Bull
Com a aproximação do Km Red Bull e os respectivos bônus de tempo, a UAE Emirates passou a acelerar forte em busca de uma neutralização do pelotão ainda antes da bonificação.
Entretanto a equipe errou o timing perfeito por pouco, com Christian Scaroni conquistando 6 segundos. Mas a equipe ainda salvou 4 segundos com Juan Ayuso e 2 segundos para o Maglia Rosa, Isaac del Toro.

Bardet tenta surpreender, mas o sprint prevalece
Logo após, em uma descida técnica, Romain Bardet atacou de forma estratégica e foi acompanhado por Mathias Vacek. Nos quilômetros finais, a dupla Bardet e Vacek ainda tinha uma vantagem de cerca de 15 segundos, enquanto a perseguição se intensificava.
Já no último quilômetro, durante a subida final do Monte Berico, os escapados começaram a perder terreno. A equipe Alpecin-Deceuninck assumiu a frente para lançar Kaden Groves, mas o australiano quebrou nos metros finais.

O sprint foi decidido entre três ciclistas: Mads Pedersen, Wout van Aert e Isaac Del Toro. O dinamarquês arrancou primeiro, e Van Aert chegou a ameaçar a ultrapassagem, mas não teve força suficiente para concluir. Pedersen cruzou a linha a linha de chegada, garantindo sua 4ª vitória de etapa no Giro 2025.
Wout van Aert ficou com o 2º lugar, enquanto Isaac Del Toro terminou em 3º, ampliando a liderança geral do Giro d’Italia.

Assista a chegada
Resultados da 13ª etapa do Giro d’Italia







Classificação Geral do Giro d’Italia

O Giro do Ciclismo publicará em breve as Classificações completas de todas as categorias do Giro d’Italia 2025.