Giro d’Italia: Mads Pedersen bate Wout van Aert na 1ª etapa e é o Maglia Rosa; confira os resultados e a chegada
Mads Pedersen (Lidl-Trek) bateu Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) no sprint reduzido e venceu a 1ª etapa do Giro d’Italia 2025. Orluis Aular (Movistar) completou o pódio da etapa ao finalizar na 3ª posição.
Com o resultado Mads Pedersen é o primeiro ciclista a vestir a Maglia Rosa na edição 2025 do Giro d’Italia.
A 1ª etapa do Giro d’Italia
A etapa inaugural do Giro d’Italia 2025, apresentou uma surpresa aos competidores. Com distância de 160 km entre a cidade portuária de Durrës e a capital albanesa, Tirana o pelotão enfrentou três subidas categorizadas e 1.800 metros de altimetria.
A longa e constante Gracen (13,5 km a 5,2%, com 10% máx) e as duas passagens no Surrel (4,9 km a 5,4%), podiam causar diferenças de tempo já no início da competição.

Cinco ciclistas na 1ª fuga do Giro d’Italia 2025
Alessandro Verre (Arkéa-B&B Hotels), Sylvain Moniquet (Cofidis), Taco Van der Hoorn (Intermarché-Wanty), Alessandro Tonelli (Polti VisitMalta) e Manuele Tarozzi (VF Group-Bardiani CSF-Faizanè) abriram a 1ª fuga do Giro d’Italia 2025.
O quinteto acelerou forte logo após a largada e conseguiu uma vantagem superior a 1min 30seg.

Pelotão controla fuga
Enquanto isso, no pelotão, acontecia um revezamento no comando do pelotão, com as equipes que tinham interesse na primeira Maglia Rosa da competição. A Visma-Lease a Bike (Wout van Aert e Olav Kooij), Lidl-Trek (Mads Pedersen) e Alpecin-Deceuninck (Kaden Groves) controlavam a fuga tentando garantir uma chegada em sprint.

Visma-Lease a Bike acelera na 1ª montanha do Giro
Com a chegada na 1ª montanha do Giro d’Italia 2025, a fuga via suas expectativas de sucesso diminuírem. Sylvain Moniquet (Cofidis) bateu o sprint no primeiro prêmio de montanha da competição.
Entretanto, após o sprint no alto da Gracen, a diferença para o pelotão caiu rapidamdente para cerca de 30 seg, com o forte trabalho da Visma-Lease a Bike durante a ascensão.
A neutralização da fuga inicial passou a ser uma questão de tempo.

Lidl-Trek acelera forte e reduz pelotão
Com 40 km para a chegada a fuga foi neutralizada. A partir deste momento, a Lidl-Trek passou a assumir o controle do pelotão, trabalhando para Mads Pedersen e diversos sprinters acabaram por perder o contato com o pelotão.
O pelotão enfrentou as duas passagens pela montanha final, a Surrel (4,9 km a 5,4%) sempre com a Lidl-Trek acelerando forte, com Giulio Ciccone e Carlos Verona à frente.
A cada passagem o pelotão ia sendo selecionado, tendo ciclistas como Thymen Arensman (INEOS Grenadiers) e Daniel Felipe Martinez (Red Bull Bora-hansgrohe) e Derek Gee (Israel Premier-Tech) ficando para trás.
Wout van Aert chegou a ter dificuldades e perdeu algumas posições antes do topo da subida, mas conseguiu manter-se no grupo principal.

Mikel Landa cai e abandona a competição
Na rápida descida final, um acidente a cerca de 5km da chegada afetou vários ciclistas. O mais prejudicado foi Mikel Landa (Soudal Quick-Step), que caiu e acabou se retirando da competição de ambulância.

Jay Vine (UAE Team Emirates) também se envolveu na queda, mas conseguiu continuar, embora tenha ficado fora do grupo reduzido que seguiu para o sprint.
Mads Pedersen vence Wout Van Aert no sprint final
Com o grupo principal reduzido, a disputa pela vitória ficou entre os favoritos Mads Pedersen e Wout van Aert. Após um movimento ousado de Mathias Vacek (Lidl-Trek), Pedersen lançou seu sprint com Van Aert na sua roda.
O belga tentou ultrapassar, mas não teve pernas suficientes. O dinamarquês cruzou a linha de chegada em primeiro e assumiu a liderança geral do Giro. Van Aert ficou com o segundo lugar, enquanto Orluis Aular (Movistar) completou o pódio.

Assista a chegada
Resultados da 1ª etapa do Giro d’Italia








Classificação Geral doGiro d’Italia 2025

O Giro do Ciclismo publicará em breve as Classificações completas de todas as categorias do Giro d’Italia 2025.