Giro d’Italia: Prévia da 15ª etapa, o temível Monte Grappa pode causar estragos onde Pogacar venceu em 2024

A tão aguardada última semana do Giro d’Italia se aproxima, e neste domingo o pelotão terá um vislumbre do que está por vir em uma etapa desafiadora, coroada pela escalada do icônico Monte Grappa.

A longa jornada até Asiago

A 15ª etapa, que se estende de Flume Veneto a Asiago, abrange 219 km, com uma parte significativa do percurso em subida. Isso se traduzirá em aproximadamente 6 horas de pedal, um esforço que justifica o merecido dia de descanso programado para a segunda-feira.

O Muro di Ca’ del Poggio e a provável fuga

A partida acontece em Flume Veneto, na região do Vêneto. Os primeiros 100 km são predominantemente planos, mas com uma interrupção notável: o Muro di ca’ del Poggio, uma subida curta, porém íngreme (1,0 km a 12%), que aparece após cerca de 45 km.

Se não houver uma fuga consolidada até esse ponto, essa colina se apresenta como uma oportunidade ideal para os melhores escaladores lançarem seus ataques iniciais.

girodociclismo.com.br giro ditalia previa da 15a etapa o temivel monte grappa pode causar estragos onde pogacar venceu no ano passado image

O desafio do Monte Grappa

Após o Muro di ca’ del Poggio, os ciclistas seguirão para oeste, onde o lendário Monte Grappa se eleva aos 103,5 quilômetros de prova.

Embora Tadej Pogacar tenha demonstrado sua superioridade nessa mesma subida na penúltima etapa do ano passado, é importante ressaltar que desta vez o Monte Grappa será escalado pelo lado considerado “mais fácil”.

No entanto, o termo “fácil” é relativo, pois a ascensão ainda representa um desafio considerável de 25,1 km com uma inclinação média de 5,7%.

girodociclismo.com.br giro ditalia previa da 15a etapa o temivel monte grappa no meio da jornada de 6 horas image 2

A subida de Dori e o Km Red Bull

Uma vez no cume do Monte Grappa, ainda restam quase 100 km para a linha de chegada. Os primeiros trinta são em declive, seguidos por um vale de cerca de 20 km que leva os ciclistas ao pé da subida de Dori. Esta é a última subida categorizada do dia, com 16,4 km a 5,4% e 9% máx.

Entretanto, a 6km do topo da montanha (km 185,8), estará o KM Red Bull, onde certamente a luta pelos segundos de bonificação, acrescentará ainda mais tensão ao pelotão.

girodociclismo.com.br giro ditalia previa da 15a etapa o temivel monte grappa no meio da jornada de 6 horas image 3

Após o topo de Dori, há mais 30 km até Asiago. Com exceção de uma pequena subida de 1,5 km a 8%, o percurso restante é praticamente plano, preparando o terreno para uma chegada emocionante.

girodociclismo.com.br giro ditalia previa da 15a etapa image
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.