Giro d’Italia: Resultados da 11ª etapa, Richard Carapaz vence em ataque solo, Isaac del Toro 2º; assista a chegada
Richard Carapaz (EF Education EasyPost) venceu a 11ª etapa do Giro d’Italia em um voo solo, após um ataque na última montanha categorizada da etapa. Isaac del Toro (UAE Emirates-XRG) finalizou na 2ª posição com Giulio Ciccone (Lidl-Trek) completando o pódio da etapa na 3ª posição.
Com os resultados, Isaac del Toro mantém a liderança da Classificação Geral da competição.

A 11ª etapa do Giro d’Italia
Na 11ª etapa do Giro d’Italia, os ciclistas enfrentaram um trajeto de 186 km entre Viareggio e Castelnovo né Monti, com uma passagem pela temida subida do Alpe San Pellegrino (13,7 km a 8,8%, com 19% máx), que prometia fazer estragos no pelotão.
Nos últimos 12 km, começou o trecho decisivo com a subida até Petra di Bismantova: 5,8 km a 5,8%. Mas a escalada não terminaria aí. A pouco mais de 2 km da meta, há um trecho com inclinação de quase 7%, seguido por uma curta descida, antes do último km, com inclinação de 4%.

A numerosa fuga do dia
Após uma série de ataques e contra-ataques, Wilco Kelderman, Bart Lemmen e Steven Kruijswijk (Visma-Lease a Bike), Wout Poels e Lorenzo Fortunato (XDS- Astana), Mathias Vacek e Mads Pedersen (Lidl-Trek), Nairo Quintana (Movistar), Luke Plapp (Jayco AlUla), Pello Bilbao (Bahrain Victorious), Marco Frigo (Decathlon AG2R), Stefano Oldani (Cofidis), entre outros, abriram a fuga do dia, que inicialmente chegou a ter cerca de 30 ciclistas.

Egan Bernal ataca com Juan Ayuso e Isaac del Toro na roda
Enquanto isso no pelotão a UAE Emirates mantinha o ritmo alto para isolar o rival Primoz Roglic. E isso funcionou bem: ele só tinha dois homens com ele. O grupo diminuiu rapidamente para um reduzido grupo de favoritos, quando Egan Bernal atacou.
Ele acelerou forte levando junto Juan Ayuso e Isaac Del Toro. Causou danos ao pelotão: Thymen Arensman foi a vítima. Aparentemente os ataques no GC iniciavam a 95 km do fim.

Fuga perde força e Alpe San Pellegrino faz suas vítimas
Com a chegada do grande desafio do dia, o Alpe San Pellegrino, Lorenzo Fortunato ataca e abre uma vantagem sobre a fuga, em busca dos pontos da Classificação de Montanha.
O italiano é seguido por Pello Bilbao, Nairo Quintana, Luke Plapp e Wout Poels, enquanto os demais componentes da fuga, são alcançados pelo grupo do Maglia Rosa.
A grande montanha fez suas vítimas, como era esperado, com o pelotão principal sendo reduzido a cerca de 50 ciclistas, que permaneciam ao redor de 2min 30seg atrás da fuga.

UAE Emirates-XRG comanda pelotão
Após a chegada ao topo do Alpe San Pellegrino, a UAE Emirates-XRG, deixou bem claro, que comandaria as ações do pelotão, trabalhando forte para seus capitães e pelo Maglia Rosa.
A equipe colocou todos os seus ciclistas na frente do pelotão e passou a acelerar forte tentando controlar o quinteto da fuga.

Fuga neutralizada e Richard Carapaz ataca
Com 9 quilômetros para a chegada a fuga acabou sendo neutralizada pelo pelotão e Richard Carapaz imediatamente ataca.
O equatoriano da EF Education (9º a 2min 10seg no GC) atacou forte na Pietra di Bismantova, a última montanha categorizada da etapa (2ª categoria) e tentou um voo solo em direção à chegada abrindo cerca de 30 segundos sobre o pelotão, que neste momento estava reduzido a 25 ciclistas.
UAE Emirates pressente o perigo e tenta a reação
A UAE Emirates-XRG sentiu a ameaça de Carapaz à classificação geral e tenta a reação com cerca de 4 km para a chegada, tentando minimizar as perdas.

Richard Carapaz não cede à pressão e vence a etapa
O equatoriano da EF Education-EasyPost conseguiu resistir à pressão e manteve a vantagem sobre os principais nomes da classificação geral. Sem ameaças nos quilômetros finais, Carapaz cruzou a linha de chegada em Castelnovo ne’ Monti para celebrar sua primeira vitória no Giro d’Italia desde 2018.

O Maglia Rosa, Isaac Del Toro terminou em 2º lugar e manteve a liderança geral, com Giulio Ciccone completando o pódio da etapa na 3ª posição.

Assista a chegada
Resultados da 11ª etapa do Giro d’Italia







Classificação Geral do Giro d’Italia 2025

O Giro do Ciclismo publicará em breve as Classificações completas de todas as categorias do Giro d’Italia 2025.