Giro d’Italia: resultados da 4ª etapa; Jonathan Milan vence sprint, Tadej Pogacar permanece na liderança, assista a chegada
Jonathan Milan (Lidl-Trek) conquistou a vitória na quarta etapa do Giro d’Italia de 2024. O ciclista italiano bateu Kaden Groves (Alpecin Deceuninck) e Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) que chegaram em segundo e terceiro lugar respectivamente.
Etapa com oportunidade aos sprinters
A 4ª etapa do Giro d’Italia ofereceu mais uma oportunidade aos sprinters, apesar de não ser completamente plana. A etapa apresentava 190 quilômetros, com um ganho total de elevação de 2.079 metros. Próximo à linha de chegada havia o Capo Mele, de apenas 1,6 quilômetros, com uma inclinação média de 4,3%, tornando-a relativamente suave em comparação com outras montanhas da região.
A fuga do dia
A fuga do dia surgiu logo após a largada e incluía três ciclistas. Stefan de Bod (EF Education-EasyPost), Lilian Calmejane (Intermarché-Wanty), Francisco Muñoz (Polti Kometa) chegaram a abrir mais de 5min 30seg do pelotão.
Biniam Girmay abandona a prova
Girmay foi forçado a desistir após uma queda dupla que resultou em quebras no pelotão. Calmejane foi o primeiro a ser alcançado pelo pelotão. Ou seria mais apropriado dizer o primeiro grupo? Uma queda ocorreu a menos de setenta quilômetros da chegada, levando à fragmentação do pelotão em vários pedaços.
Matteo Trentin, Ben O’Connor, Damien Touzé e Biniam Girmay, entre outros, foram afetados pelas condições molhadas. Apesar das quedas, os ciclistas conseguiram continuar, embora Girmay tenha ficado visivelmente incomodado com o incidente e logo após ter desistido da competição italiana após uma 2ª queda.
Filippo Ganna ataca
Após o pelotão se reagrupar, o insucesso da fuga parecia inevitável e aconteceu a pouco menos de cinco quilômetros do final, pouco antes de virar para o Capo Mele. Este acabou sendo o sinal para Filippo Ganna atacar. O italiano abriu imediatamente uma boa vantagem e também iniciou a descida com vantagem.
Últimos quilômetros
Ganna foi pego novamente no último quilômetro. Portanto, a última palavra cabia aos velocistas. Com uma liderança particularmente inteligente, Simone Consonni conseguiu colocar o seu velocista Jonathan Milan em uma boa posição, para o sprinter confirmar a vitória. Com o resultado, Tadej Pogacar permanece na liderança, ao finalizar a etapa na 30ª posição junto ao pelotão.
Assista a chegada
Resultados da 4ª etapa do Giro d’Italia 2024
Em breve a Classificação Geral atualizada de todas as categorias do Giro d’Italia 2024.
Acompanhe diariamente todas as informações do Giro d’Itália 2024 no Giro do Ciclismo. Diariamente às 13hs45min (17hs 45min em Portugal), serão publicadas as informações da etapa seguinte. Fique ligado!