Giro d’Italia: Resultados da 5ª etapa, Mads Pedersen segue imbatível e vence no pulo, confira os resultados e a chegada
O dinamarquês Mads Pedersen segue imbatível no início do Giro d’Italia. Vestindo a camisa rosa de líder geral, o ciclista da Lidl-Trek superou os desafiadores quilômetros finais até Matera e venceu pela terceira vez em cinco dias.
A vitória veio por margem apertada sobre Edoardo Zambanini (Bahrain Victorious) e Tom Pidcock (Q36.5), confirmando a excelente fase do sprinter polivalente.
A 5ª etapa do Giro d’Italia
A 5ª etapa do Giro prometia muita emoção em seu final. Após um início plano, onde uma fuga era esperada, um final imprevisível deveria acontecer. A etapa desta quarta-feira apresentou 145 km, ligando a cidade de Ceglie Messapica a Matera.
Com uma única subida categorizada do dia, o Montescaglioso (2,9 km a 8,3%) a 30 km da chegada, tudo deveria ser decidido na ascensão final, em direção a Matera a pouco mais de 2km da chegada, que apesar de ter somente 3,5% de inclinação, apresentava um gradiente máximo de 10%.

Três ciclistas na fuga do dia
Três ciclistas protagonizaram a fuga do dia. Giosuè Epis (Hotéis Arkéa-B&B), Lorenzo Milesi (Movistar) e Davide Bais (Polti VisitMalta) atacaram logo após a largada e conseguiram uma vantagem máxima de cerca de 2 minutos.

Pelotão controla a fuga
Enquanto isso, no pelotão, um revezamento entre as principais equipes com interesse na vitória da etapa faziam um revezamento, garantindo que os fugitivos estivessem ao alcance, quando a prova chegasse ao seu momento decisivo.
A Lidl-Trek (Mads Pedersen), Q36.5 (Tom Pidcock) e Visma-Lease a Bike (Olav Kooij) estiveram mais ativas durante a metade do percurso.

UAE Emirates acelera forte e pelotão quebra
Durante a subida do Montescaglioso (2,9 km a 8,3%), a 30 km da chegada, a UAE Emirates assumiu o controle das ações, resultando em uma quebra no pelotão e deixando diversos sprinters momentaneamente fora da disputa.

Ciclistas como o vencedor da 4ª etapa, Casper van Uden (Picnic PostNL), além de Olav Kooij (Visma-Lease a Bike), Matteo Moschetti (Q36.5) e Kaden Groves (Alpecin-Deceunick), não suportaram o forte ritmo da equipe dos Emirados Árabes e ficaram para trás e iniciaram uma busca pelo retorno ao pelotão principal.

Fuga neutralizada com 13 km para a chegada
Com 13 quilômetros para a chegada os dois últimos remanescentes da fuga, Lorenzo Milesi e Davide Bais, foram alcançados e o pelotão principal rumou para decidir a etapa nas ascensões finais, com Jay Vine (UAE Emirates) acelerando forte na cabeça do pelotão.
Neste momento, os principais sprinters já haviam conseguido retornar ao pelotão e um grande grupo rumava para disputar a chegada.

Na aproximação final, com cerca de cem ciclistas ainda juntos, a corrida entrou em seu trecho mais seletivo. Wout van Aert abandonou o grupo a 4 km da meta, após trabalhar intensamente para Simon Yates. A subida final, de 2,5 quilômetros, ainda prometia ser decisiva.
Primoz Roglic ataca e Mads Pedersen fica para trás
Na subida decisiva, o primeiro ataque partiu de Primoz Roglic, mas sem sucesso. Mathias Vacek tentou assumir a ponta para a Lidl-Trek, mas não percebeu que Pedersen estava temporariamente perdendo posições.

Mads Pedersen se recupera e bate sprint final
A um quilômetro e meio do fim, o terreno se estabilizou, e Pedersen voltou à frente. Vacek, mostrando estar em uma forma impressionante, foi fundamental ao conter ataques e posicionar seu líder na roda certa.
O dinamarquês foi o primeiro a lançar o sprint e precisou de toda sua potência para resistir ao avanço de Pidcock e Zambanini. No fim, Pedersen cruzou com vantagem mínima, garantindo mais uma vitória e consolidando sua liderança no Giro.

Assista a chegada
Resultados da 5ª etapa do Giro d’Italia








Classificação Geral do Giro d’Italia

O Giro do Ciclismo publicará em breve as Classificações completas de todas as categorias do Giro d’Italia 2025.