AG2R Citroën anunciou hoje a sua lista para o próximo Tour de France, e uma ausência notável é Greg Van Avermaet. O ciclista belga não estará presente no início de La Grande Boucle, no que seria o seu último ano de competição, e está profundamente desapontado com essa decisão. O jornal Het Nieuwsblad cita Van Avermaet dizendo: “Não posso esconder que isso é muito difícil de aceitar.”
Van Avermaet, de 38 anos, já começou o Tour de France nove vezes em sua carreira, mas não haverá uma décima participação no Tour. “Eu me pergunto por que treinei tanto nas últimas semanas. Eu realmente esperava que eles me levassem com eles, até porque seria minha última vez, minha décima turnê também. Além disso, eu também não estava dirigindo mal, pensei.
Van Avermaet venceu o Boucles de l’Aulne em maio e conquistou alguns lugares de honra nos Quatro Dias de Dunquerque, mas não foi o suficiente para forçar uma seleção do Tour. O bicampeão do Tour recebeu uma explicação da direção da equipe. “Que eles precisavam de mais alpinistas. E que esperavam mais do meu desempenho no Critérium du Dauphiné. Enquanto eu realmente fiz tudo o que eles me pediram.
“Eu não esperava que meu nome fosse o primeiro no papel, mas aqueles três sobrenomes que tinham que ser preenchidos, eu esperava estar lá. A seleção do Tour costumava ser óbvia, desde o ano passado percebo que não é mais o caso. Mas não escondo que esta é uma pílula azeda de engolir. Eu esperava mais respeito pelo que fiz no Tour. E, novamente, eu estava andando bem depois das clássicas”.