O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou uma lista de atletas russos e bielorrussos que estarão aptos a competir nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, incluindo quatro ciclistas de estrada.
Entre os ciclistas que poderão participar das provas de ciclismo de estrada estão Aleksandr Vlasov, principal gregário de Primoz Roglic, na Bora Hansgrohe, Tamara Dronova, da Roland, e Alena Ivanchenko, da UAE Team ADQ, todos com passaportes russos. A bielorrussa Hanna Tserakh, que compete pela BTC City Ljubljana Zhiraf Ambedo, também foi nomeada entre os Atletas Neutros Individuais (ANI).
Atletas competirão com bandeira neutra
Desde 1º de março de 2022, atletas, equipes e eventos russos e bielorrussos têm sido alvo de sanções da UCI, após a invasão da Ucrânia pela Rússia com o apoio da Bielorrússia.
Assim, é permitir que atletas muito qualificados, selecionados pelo COI e suas Federações Internacionais, competissem como Atletas Neutros Individuais, sem exibir as bandeiras dos seus países. Esta medida foi adotada pela UCI em relação aos Campeonatos Mundiais, Copas do Mundo, Copas das Nações e outros eventos da UCI.
Um Painel de Revisão de Elegibilidade de Atletas Neutros Individuais (AINERP) foi criado em março de 2024, para avaliar a elegibilidade de cada atleta com passaporte russo ou bielorrusso, bem como de seus membros de apoio.
Ciclismo começa em 27 de julho
As provas de ciclismo de estrada nos Jogos Olímpicos de Paris começam no sábado, 27 de julho, com os Contrarrelógios, e a corrida de estrada masculina ocorrerá uma semana depois, em 3 de agosto, com a feminina no dia seguinte, 4 de agosto.
A corrida de estrada masculina terá 273 km de extensão, com 2800 m de ganho de elevação acumulado em repetidos esforços em pequenas subidas, enquanto a corrida feminina terá 1.700 m de ganho de elevação ao longo de 158 km.