Gregário de Remco Evenepoel deixa equipe após críticas, “tivemos pouco retorno” afirma Patrick Lefevere
Fausto Masnada, encontrou uma nova casa no ciclismo profissional. Após não ser renovado pela Soudal Quick-Step, Masnada acertou com a Astana Qazaqstan um contrato de um ano.
A mudança marca o início de uma nova etapa para o escalador italiano, que desde agosto de 2020 competia pela equipe belga, onde alcançou alguns resultados importantes.
Sucessos e Desafios na Soudal Quick-Step
Ao ingressar na Soudal Quick-Step, Masnada, em sua primeira temporada, o italiano foi peça fundamental para a equipe e conquistou resultados expressivos. No Giro d’Italia de 2020, ele garantiu a 9ª posição na Classificação Geral.
Em 2021, ele conquistou o 3º lugar no Tour de Romandie e o 2º na Il Lombardia. No entanto, a partir de 2022, Masnada enfrentou sérios problemas físicos, incluindo uma febre glandular que o afastou das corridas por meses e problemas recorrentes nas costas.
Essas condições comprometeram sua performance, levando-o a cair na hierarquia da Soudal Quick-Step e impedindo-o de manter seu alto nível.
Patrick Lefevere: “Pouco retorno de Masnada”
O diretor da Soudal Quick-Step, Patrick Lefevere, não escondeu sua frustração com o desempenho de Masnada. Em uma entrevista ao Het Nieuwsblad, Lefevere declarou: “A equipe obteve muito pouco retorno com Masnada.”
Ele ainda destacou que o comportamento do ciclista também influenciou decisão “Isso teve muito a ver com lesões, mas também com seu comportamento obstinado nas corridas”, disse Lefevere.
“Na Il Lombardia, em 2021, ele estava em ótima forma, mas ignorou as instruções do chefe da equipe Davide Bramati ao competir com Tadej Pogacar,” (o técnico pediu que ele permanecesse na roda de Pogacar e o italiano desobedeceu) relembrou Lefevere. A relação desgastada levou a equipe a abrir espaço para que o italiano buscasse outra equipe.
Novo contrato na Astana Qazaqstan
Mesmo com rumores indicando uma possível transferência para a Q36.5, Masnada surpreendeu ao assinar com a Astana Qazaqstan.
“Se alguém tivesse me dito há algumas semanas que eu iria ingressar na Astana no próximo ano, provavelmente não teria acreditado”, confessou.
Após duas temporadas difíceis, Masnada vê na mudança uma chance de recomeço. “Esta é a oportunidade perfeita para reiniciar e buscar novos objetivos. O projeto que a equipe está construindo para 2025 é inspirador e mal posso esperar para contribuir para o seu sucesso”.
Alexandre Vinokourov: “Acredito que ele pode retornar ao mais alto nível”
Alexandre Vinokourov, gerente da Astana Qazaqstan, demonstrou grande confiança na contratação do italiano. “Fausto é um ciclista experiente que obteve ótimos resultados em corridas por etapas, etapas de montanha e clássicas de um dia,” afirmou Vinokourov.
Ele enfatizou que ainda vê potencial não explorado em Masnada: “Estou confiante de que seu potencial ainda não foi totalmente esgotado. Ele enfrentou alguns desafios na temporada passada, mas acredito que em nossa equipe ele conseguirá atingir todo o seu potencial e retornar ao mais alto nível.”