Gregário de Tadej Pogacar abre o jogo sobre disputas na UAE “se você não estiver bem, haverá outros para o seu lugar”
Adam Yates (UAE Team Emirates-XRG) consolidou-se como um dos principais escaladores do ciclismo mundial, principalmente trabalhando para a grande estrela do ciclismo atual, Tadej Pogacar. No entanto, antes de voltar a auxiliar o esloveno na busca por sua 4ª vitória no Tour de France, o britânico de 32 anos terá a chance de buscar seus próprios resultados.
Sua temporada começou nesta semana no Tour de Omã, além disso ele também dividirá a liderança da equipe com Juan Ayuso no próximo Giro d’Italia. “Estou ficando mais velho, mas ainda quero dar o meu melhor”, afirmou Yates ao canal holandês Wielerflits, evidenciando que sua ambição não diminui com o passar dos anos.

Tentativa do Bicampeonato em Omã
Yates retorna à Omã tentando renovar a vitória da Classificação Geral de 2024. “Estou de volta aqui por um motivo: é uma corrida agradável para mim. As etapas são geralmente planas e não muito difíceis, ou pelo menos quando não há vento. Mas as finais costumam ser muito explosivas, com subidas íngremes. Eu gosto disso e, aparentemente, sou bom nisso.”
“Não devo atirar minhas flechas muito cedo e economizar energia para o verão”
A UAE Team Emirates-XRG está tendo um início promissor de temporada, acumulando até o momento 5 vitórias e Yates espera contribuir para mais conquistas.
“Tivemos um bom começo de ano, pelo menos. Já tivemos algumas vitórias. O time está em alto nível novamente, o que é promissor. Para mim, fica complicado repetir tudo. Eu já estava voando no UAE Tour no ano passado, mas tenho uma preparação diferente para esta temporada. Não devo atirar minhas flechas muito cedo e economizar energia para o verão.”

Parte do sucesso da equipe, segundo Yates, está no ambiente altamente competitivo. “Quando você vê todo mundo trabalhando tão duro, isso faz algo com você. Mesmo durante o treinamento, todos buscam seus limites e realmente tentam testá-los. Então você se sentiria muito ‘tolo’ se não fizesse isso”.
Adam Yates revela o alto nível da equipe que acontece desde o Training Camp inicial, que aconteceu na Espanha. “Veja o Training Camp em Benidorm, onde nos reunimos em dezembro. Os ciclistas realmente estabeleceram um alto padrão lá. Se todos se esforçam tanto, você também terá que fazer isso.”
“Se você não estiver no nível certo, haverá dois ou três ciclistas para tomar seu lugar”
A forte concorrência dentro da UAE Team Emirates leva Yates a buscar constantemente seu melhor desempenho. “Em uma equipe como a UAE Emirates-XRG, você sempre tem que compartilhar um pouco de liderança com os outros. Mas isso também é uma grande parte do sucesso. Todos ‘empurram’ uns aos outros e querem ser ou se tornar os melhores”.
“Você tem que defender um pouco seu território. Se você não estiver no nível certo, imediatamente haverá dois ou três pilotos prontos para tomar seu lugar. É um ambiente competitivo, mas você tira o melhor de si”.

Para alguns ciclistas, essa disputa pode ser desgastante, mas Yates encara a competição interna como um fator motivador. “Acho que pode ser difícil para pilotos que não querem trabalhar duro e não querem ‘se esforçar’ para ser os melhores, sim. Estou ficando mais velho, mas ainda estou pronto para encarar esse desafio e dar o meu melhor. Para mim, não é tão difícil.”
Objetivos para 2025: Giro d’Italia e Tour de France
Com a temporada em andamento, Yates já tem metas bem definidas. “Vou ao Giro d’Italia, esse é um grande objetivo para mim, pessoalmente. Depois, irei novamente ao Tour de France com Tadej (Pogacar, ed.) em julho para ajudá-lo a vencer novamente”.
“Vai levar muito tempo até que eu tenha que ficar bom, mas daí em diante será um longo período de pico no verão. É por isso que estou mais relaxado agora”, finalizou Adam Yates.