Gregário de Tadej Pogacar inicia temporada de clássicas e afirma “ele pode vencer Roubaix, você o viu no Kwaremont?
O alemão Nils Politt está determinado a adicionar uma vitória em clássica ao seu palmarés neste fim de semana, quando alinhar para a Omloop Het Nieuwsblad e a Kuurne-Brussels-Kuurne, na Bélgica, no sábado e domingo respectivamente. Aos 30 anos, o ciclista da UAE Emirates-XRG sabe que a competição será intensa, inclusive dentro de sua própria equipe.
UAE Emirates-XRG com forte equipe na Bélgica
“Devo dizer que temos uma equipe super forte no início, mas espero subir no pódio ou lutar pela vitória”, afirmou Politt ao Cyclingnews. Entre os nomes confirmados na largada estão Tim Wellens, Jhonatan Narvaez, Florian Vermeersch, António Morgado e Mikkel Bjerg, aumentando ainda mais o nível de disputa.
Politt tem um histórico positivo na Omloop Het Nieuwsblad, tendo terminado entre no top 10 em três das últimas quatro edições. “Não é difícil se concentrar nisso no início da temporada. Se você tem forma e pernas, não é nada difícil, eu só queria as pernas do Tadej, só uma vez” brincou o alemão.

Paris-Roubaix como principal objetivo (sem Pogacar)
Apesar da motivação para o Omloop, Politt tem os olhos voltados para desafios ainda maiores no decorrer da temporada. “Roubaix é definitivamente um dos meus maiores objetivos. Ela se adapta melhor às minhas características, as estradas são todas planas, então o que importa é a potência, e isso me convém bem”, explicou.
Após o vazamento das imagens que mostraram Tadej Pogacar acelerando forte no percurso da Paris-Roubaix, Politt foi questionado o que aconteceria com a maior estrela da equipe no ‘Inferno do Norte’. O alemão se mostrou tranquilo.
“Se ele não fizer a Paris-Roubaix, terei mais chances. Se Pogacar estiver na largada, ele estará na frente. Então, nossos próprios objetivos serão colocados em segundo plano novamente.”

“Você o viu no Kwaremont? Ele passou por mim como em uma motocicleta”
O alemão também enxerga vantagens na presença do esloveno. “Às vezes, é até mais fácil tê-lo como líder na corrida, porque você está mais focado. Se ele estiver na frente, você pode relaxar e colocar mais pressão sobre os outros rivais.”
Caso Pogacar dispute Paris-Roubaix, Politt tem certeza de que ele será um forte candidato. “É 110% certo que ele pode vencer Roubaix. Você o viu subindo o Kwaremont (no Tour de Flandres de 2023)? Ele passou por mim como se estivesse em uma motocicleta”.
“Se ele fizer o mesmo em um setor como Mons-en-Pevele, na Paris-Roubaix ou outros paralelepípedos que sejam até mesmo ligeiramente íngremes… ele pode colocar muita potência nos pedais. Todos nós aprenderemos com ele, e não o contrário”, concluiu Politt.