Seleção holandesa não participará em importante modalidade nos próximos Mundiais e Europeus

A seleção holandesa de ciclismo, optou por não participar do evento de revezamento de equipes mistas nos principais campeonatos nos próximos anos. A decisão foi anunciada por Koos Moerenhout, técnico nacional da KNWU para a equipe masculina, em entrevista ao jornal De Telegraaf.

Moerenhout explicou que é praticamente impossível preparar adequadamente os ciclistas para competir nesse evento e, consequentemente, disputar medalhas de forma competitiva.

Dificuldade para reunir atletas

Segundo Moerenhout, a maior dificuldade está em reunir os ciclistas para treinos durante uma temporada já movimentada. “Na prática, não é fácil reunir ciclistas para treinar aqui durante uma temporada movimentada. E sem uma boa preparação, é difícil conseguir um lugar no pódio”, afirmou ao De Telegraaf.

“Da forma como está agora, também vai contra a abordagem profissional de todas as outras competições de topo, sejam elas nacionais ou com equipes comerciais”, acrescentou Moerenhout.

girodociclismo.com.br image 180
Momento em que a equipe feminina holandesa larga, no revezamento misto

Histórico do Contrarrelógio misto

O revezamento de equipes mistas foi introduzido em 2019 como substituto do contrarrelógio por equipes do Campeonato Mundial, anteriormente disputado por equipes comerciais. A União Ciclística Internacional (UCI) introduziu o evento misto com o objetivo de promover a igualdade de gênero no ciclismo, seguindo uma tendência observada em outros esportes, especialmente os olímpicos.

girodociclismo.com.br image 178
A Holanda foi a primeira vencedora da nova modalidade

Seleção holandesa fora dos Campeonatos Europeus e Mundiais

A seleção holandesa decidiu se retirar do evento misto no Campeonato Europeu em Limburg, na Bélgica, nem no Campeonato Mundial em Zurique, na Suíça, ainda este ano.

No formato do Revezamento de Equipes Mistas, três homens completam primeiro um contrarrelógio por equipes, seguido pelo início da prova feminina, após a chegada do segundo homem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.