Jeffrey Hoogland tentará bater o recorde mundial do km contra o relógio, hoje à noite, às 21hs (CET). Ele fará sua tentativa no velódromo de Aguascalientes, no México. “Estamos muito confiantes de que vamos conseguir.”
O recorde atual, pertence a François Pervis. O ciclista francês atingiu esse feito ao percorrer um km, com largada parada, em 56.303 segundos no ano de 2013. No entanto Pervis quebrou o recorde em Aguascalientes, uma cidade localizada a uma altitude de 1.880 metros, o que resulta em uma menor resistência ao ar.
Hoogland, já conquistou o título mundial em quatro ocasiões durante sua carreira, possui um recorde pessoal de 57.813 segundos. Isso o torna mais de um segundo e meio mais lento que François Pervis. Vale mencionar que o ciclista holandês circulava em uma pista ao nível do mar, localizada em Grenchen, na Suíça.
Acompanhe esse momento de Hoogland:
“Estamos muito convencidos de que conseguiremos”, disse Hoogland no podcast In Het Wiel . “Caso contrário não teríamos feito todo o esforço para organizar esta tentativa. A ideia é que a altitude me ajude de tal forma que eu possa reduzir muito o meu recorde pessoal e que isso resulte em um recorde mundial.”
Em conversa com De Volkskrant, Hoogland também respondeu a pergunta por que ele quer tanto o recorde. “Quero que meu nome esteja no topo da lista de recordes do quilômetro por vários anos. É um legado, algo que você pode relembrar.”