Il Lombardia sofre modificações no percurso, distância aumenta e icônica montanha é retirada
A Il Lombardia sofreu alterações significativas em seu percurso. As mudanças foram motivadas pelas condições climáticas extremas que atingiram o norte da Itália, causando deslizamentos de terra e inundações, que culminaram com o ajuste do percurso pela organização da prova.
Alterações na primeira parte do percurso
Uma das principais mudanças ocorreu nos primeiros quilômetros da prova. Após aproximadamente 40 km de corrida, os ciclistas seguirão uma nova rota, direcionando-se para Albino em vez de Gazzaniga. Essa alteração implica na substituição da subida do Passo di Ganda pela subida do Selvino (11,2km com 4,6%médio e 10,1% máx). Após a conclusão da subida do Selvino, o percurso retorna ao trajeto original.
Altimetria Selvino
Modificações na chegada
Devido ao risco de inundações no Lago de Como, a organização também decidiu modificar a chegada da prova. A linha de chegada, inicialmente prevista para o Lungo Lario Trento, foi transferida para o Viale Felice Cavallotti.
Essa alteração não impacta significativamente a distância total da prova, que agora será de 255 km, apenas 3 km a mais do que o previsto inicialmente. O horário de largada e transmissão da prova pela TV não sofreu alterações.