Victor Lafay, ciclista francês, teve um desempenho impressionante durante o fim de semana de abertura do Tour de France. Ele conquistou a vitória para a equipe Cofidis na primeira etapa da competição, o que não ocorria desde 2008. No entanto, sua participação no próximo ano ainda é incerta, uma vez que Lafay atualmente não possui contrato. Até o momento, cinco equipes do circuito WorldTeam, incluindo a INEOS Grenadiers, demonstraram interesse no ciclista, conforme relatado pelo L’Équipe. Portanto, o futuro de Lafay ainda está em discussão.
Durante uma fase de abertura do Tour de France, Victor Lafay se destacou como o único capaz de acompanhar Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard enquanto eles avançavam rumo à vitória geral na Côte de Pike. No dia seguinte, Lafay conquistou a vitória na etapa em San Sebastián, aproveitando uma retirada tardia. No entanto, o interesse do INEOS Grenadiers não se baseia apenas nessas performances, pois a equipe britânica tem mantido conversas com Lafay há algum tempo.
De acordo com Christophe Le Mével, ex-ciclista e agente de Lafay, o INEOS Grenadiers é “a primeira opção” na mesa. Ainda não se sabe quais são as outras quatro equipes que estão disputando a contratação do ciclista de 27 anos. É evidente que a Cofidis está fazendo esforços para manter Lafay em sua equipe.
Vale ressaltar que a vitória em San Sebastián não foi a primeira conquista de Lafay em uma grande volta. Dois anos atrás, ele também teve sucesso em uma etapa do Giro d’Itália logo no seu primeiro voo na competição. Nesta temporada, ele se destacou ao vencer o Classic Grand Besançon Doubs, uma corrida francesa de um dia que termina em uma subida de quase quatro km, com mais de nove por cento de inclinação média. Além disso, ele obteve um bom resultado ao terminar em sexto lugar na Flèche Wallone.