A INEOS Grenadiers, está se preparando para uma série de mudanças significativas em sua estrutura e equipe técnica para a temporada de 2025.
Após uma profunda avaliação, a equipe implementou uma nova estrutura, visando manter sua competitividade no cenário atual do ciclismo, especialmente diante do crescimento de outras formações como a Visma-Lease a Bike e pela UAE Team Emirates.
Reforço na equipe técnica
Entre as novidades, estão a contratação de novos nomes para fortalecer o lado técnico da equipe.
O ex-ciclista norueguês Kurt-Asle Arvesen, que correu e começou sua carreira de treinador na Team Sky, está retornando à equipe como principal Diretor Esportivo.
Mehdi Kordi, especialista britânico em pista e velocidade, liderou a equipe nacional holandesa para o sucesso de várias medalhas de ouro nas Olimpíadas de Paris. Ele será o novo Chefe de Suporte de Desempenho e Inovação.
A ideia é trazer uma abordagem mais especializada e focada em diversas áreas de desempenho, aproveitando a experiência de diferentes modalidades esportivas para melhorar os resultados da equipe.
Equipe passará a ter três áreas principais
A INEOS Grenadiers dominou o ciclismo mundial por anos, especialmente nas grandes voltas, mas agora enfrenta uma forte concorrência. Segundo a direção da equipe, o foco está em uma nova abordagem estratégica que vai além das competições e inclui a modernização da gestão e do desenvolvimento de talentos.
O novo diretor de desempenho da equipe, Scott Drawer, assumiu em 2024 e, após seis meses de avaliação, anunciou que a nova estrutura se concentrará em três áreas principais: Grand Tours, Clássicas e uma área específica para o desenvolvimento de jovens talentos.
Além disso, há uma atenção especial para disciplinas específicas, como contrarrelógio, sprint, desenvolvimento de potência e tecnologia aplicada ao ciclismo.
Novos Nomes para o Sucesso Futuro
Além de Arvesen e Kordi, outros nomes importantes fortalecerão a equipe a partir de 2025.
Leonardo Basso, ciclista profissional italiano que se aposentou em 2023, tendo competido pela equipe entre 2018 e 2021. Basso trabalhava como Diretor Esportivo freelancer, estará agora em uma função permanente.
Tom Helleman, o cientista esportivo e treinador vinha trabalhando com a DSM-firmenich na temporada de 2024 se juntará à equipe como principal treinador de desempenho.
Dr. Luca Oggiano, especialista mundial em aerodinâmica, que trabalha com a equipe há uma década, incluindo o recorde da hora de Filippo Ganna, assumirá o papel de Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento.
Novo Chefe de Engenharia e Tecnologia ainda será anunciado
A equipe também planeja a chegada de um novo Chefe de Engenharia e Tecnologia, além de outros especialistas em diversas áreas.
“Temos uma equipe motivada e ambiciosa de treinadores, diretores esportivos e especialistas em desempenho que estão prontos para criar um ambiente onde nossos ciclistas possam atingir todo o seu potencial”, afirmou Scott Drawer. “Estamos todos certos a voltar ao topo do pódio”, completou John Allert, CEO da equipe.
Foco em Inovações Tecnológicas e Científicas
A INEOS está apostando em uma forte base científica para sustentar sua evolução. “Nosso foco estará em áreas como ciência do treinamento de resistência, estratégia de corrida, aerodinâmica e desenvolvimento tecnológico”, finalizou a equipe em seu comunicado oficial.
A inspiração vem de outras disciplinas esportivas, como o Ciclismo de Pista, Esqui Cross-Country e Triathlon, para aplicar os avanços mais recentes da ciência do esporte no ciclismo de estrada.