INEOS Grenadiers utiliza inovador cubo no Giro d’Itália, sistema dispensa câmbio dianteiro
Houve de fato uma série de inovações tecnológicas apresentadas durante o Contrarrelógio da etapa 7 no Giro d’Italia, e o hub Powershift Classified, utilizado pela INEOS Grenadiers foi uma das mais notáveis.
“Exterminador do câmbio dianteiro”
Este hub da roda traseira é frequentemente apelidado de “exterminador do câmbio dianteiro” devido à sua capacidade de alternar entre duas velocidades, simulando as relações de uma configuração de coroa dupla, sem a necessidade da segunda coroa.
O impacto foi evidente, visto que, apesar do dificuldade de Geraint Thomas no final do Contrarrelógio, a INEOS Grenadiers garantiu as três primeiras posições, ficando atrás apenas do vencedor, Tadej Pogačar.
Essa configuração inovadora permite que os ciclistas desfrutem de toda a amplitude de marchas de uma configuração 2x padrão, ao mesmo tempo em que se beneficiavam das vantagens aerodinâmicas e de eficiência do sistema de transmissão de uma configuração 1x.
Ganna utilizou sistema 1x mesmo com difícil ascensão
Isso explicaria como o segundo colocado, Filippo Ganna, pôde utilizar uma enorme coroa única de 66 dentes nas partes planas do percurso, enquanto podia ajustar a relação para uma resistência menor durante a subida difícil encontrada no final do trajeto.
Essa subida foi desafiadora o suficiente para algumas equipes considerarem a troca entre bicicletas de Contrarrelógio e de estrada, enquanto para outras equipes um sistema de transmissão 1x seria impensável.
Como funciona o sistema
O sistema de cubo traseiro Powershift Classified emprega um sistema de engrenagem integrado, com o modo bloqueado oferecendo uma relação padrão de 1:1, onde o cassete gira na mesma velocidade que a carcaça do cubo, como é tradicionalmente o caso.
No entanto, ele pode mudar para girar mais rápido, proporcionando uma relação de 1: 0,686, o que efetivamente facilita a marcha pelo mesmo diferencial de usar uma coroa interna menor, mas sem a necessidade de reduzir a marcha na frente, ou mesmo encaixar uma segunda coroa para a bicicleta.
O hub é emparelhado com um eixo passante inteligente, que é ativado via bluetooth com o toque de um botão no guidão.
[…] Nas primeiras aparições, a Pinarello Bolide de Thomas não se destacou particularmente, não mais do que costuma fazer. Poucas bicicletas conseguem igualar a performance desta bicicleta, mas a INEOS optou por buscar mais desempenho, através da adição de um cubo traseiro Classified Powershift, conforme informou o Giro do Ciclismo aqui. […]