Isaac del Toro assume a liderança na UAE Emirates “nosso objetivo é em torno do nosso líder, Isaac” afirma diretor
No 3º dia de descanso do Giro d’Italia, nesta segunda-feira, a UAE Emirates-XRG realizou sua tradicional entrevista coletiva. Presentes para responder às perguntas da imprensa estavam o Maglia Rosa, Isaac del Toro, além dos diretores Fabio Baldato e Joxean Matxin Fernández.
Diferentemente do último encontro com jornalistas, Juan Ayuso não participou da coletiva. Com 6 etapas restantes, a equipe parece finalmente ter definido sua liderança na figura do jovem mexicano.
Del Toro, que atacou para assumir a liderança geral na etapa de Siena, agora é visto internamente como o homem a ser protegido nos dias finais do Giro.
“Nosso objetivo, é que a equipe rode em torno do nosso líder, Isaac”
Mesmo com a camisa rosa nos ombros, Del Toro adota um tom modesto ao falar sobre sua posição. “Não sou Tadej Pogacar, meu motor é menor”, afirmou, mantendo a humildade diante da responsabilidade de liderar um Grand Tour.
A ausência de Juan Ayuso e a condução da coletiva sem acesso da imprensa ao hotel da equipe reforçam a ideia de que Del Toro é, de fato, o líder incontestável.
“Nossa ideia, nosso objetivo, é que a equipe rode compacta em torno do nosso líder, Isaac”, declarou Baldato, utilizando a palavra “líder” sempre no singular, em uma possível mudança na liderança da equipe na competição.

“Isaac mostrou que é o ciclista mais forte da corrida”
O diretor Joxean Matxin Fernández também não deixou dúvidas quanto ao status atual do mexicano dentro da equipe.
“Está claro que Isaac mostrou que é o ciclista mais forte da corrida; ele é o líder com 1min 20seg de vantagem sobre o segundo ciclista, por mérito próprio”, disse Matxin em espanhol.
Ele ainda elogiou o comportamento profissional de Del Toro. “Ele é um homem super honesto. Quando lhe pediram para ajudar, por exemplo na Tirreno, ele ajudou. Na Milano-Torino, ele estava pronto para tentar vencer. Ele é um verdadeiro profissional. Ele é profissional, profissional, profissional”, enfatizou Matxin.
“Agora ele está com a Maglia Rosa, é o melhor ciclista da corrida e está na melhor forma. Esperamos que continue assim.”

“Sei que as pessoas tentarão ataques”
Del Toro assumiu a liderança ao atacar na 9ª etapa, de cascalho até Siena, ampliando a vantagem com bonificações. Apesar da vantagem de 1 min 20 seg sobre o 2º colocado Simon Yates (Visma-Lease a Bike), o jovem de 21 anos mantém os pés no chão.
“Acho que estou em uma das melhores formas da minha vida”, disse Del Toro. Entretanto, Del Toro reconheceu que seu estilo agressivo precisa de ajustes. “Talvez eu não seja tão inteligente às vezes e talvez precise pensar mais sobre isso. Sou novo nesta posição”, confessou.
“Sei que as pessoas tentarão ataques e quero sempre estar atento, estar na melhor posição e defender bem. Não sendo tão ofensivo, mas estando na frente da corrida e sabendo o que está acontecendo. Claro, às vezes sigo meu instinto, mas também preciso ser mais inteligente.”
“É importante permanecer o máximo possível com o nosso líder, Isaac.”
O diretor esportivo Fabio Baldato reforçou a importância da última semana e apontou os principais adversários. “Com certeza, o Giro é sobre a última semana. A partir de amanhã, e especialmente com a etapa de sexta e sábado, será a batalha final”, declarou.
Baldato destacou a coesão do time: “Não temos medo, queremos permanecer juntos e correr como uma equipe. Somos fortes, como vimos nas montanhas, se permanecermos juntos. É por isso que nos mantemos unidos.”
Ele concluiu reforçando a estratégia coletiva: “No domingo, houve uma seleção de 50 ciclistas, e quase todos estavam lá. Essa é a nossa mentalidade e o nosso objetivo para a próxima semana. Respeitamos todos. É importante permanecer o máximo possível com o nosso líder, Isaac.”