Isaac del Toro fala sobre liderança do Giro d’Italia e faz revelação “este é o contrarrelógio mais longo que já fiz”
O ciclista mexicano Isaac del Toro (UAE Emirates-XRG) desfrutou o segundo dia de descanso no Giro d’Itália em clima de celebração e incredulidade. Após conquistar a liderança da corrida no último domingo, Del Toro tornou-se o primeiro mexicano da história a vestir a Maglia Rosa.
Na tarde desta segunda-feira, o líder da Classificação Geral, concedeu uma entrevista coletiva virtual, com a presença de Juan Ayuso e do diretor da equipe Joxean Matxin.
“É um sonho estar nesta posição”
Isaac del Toro, de apenas 20 anos, refletiu sobre o feito histórico enquanto descansava no hotel da equipe. “É um sonho estar nesta posição; me deixa muito feliz por mim e pelo meu país. Trabalhei duro para isso e me sinto sortudo. Aprendi com meus erros”.
“Nunca vi isso como fazer história, mas sim como uma competição comigo mesmo para melhorar. Adoro o que fiz até agora”, declarou o jovem, ainda surpreso com sua performance ao canal francês Cyclismactu.Net.

“Na minha cabeça, eles são os líderes”
Apesar da liderança geral e da vantagem de 1min 13seg, Del Toro foi direto ao afirmar que a hierarquia da equipe UAE Emirates-XRG não se alterou.
“Para mim, na minha cabeça, eles são os líderes. Tenho confiança na equipe, em Adam e Juan. Eles já mostraram que estão prontos para trabalhar muito em corridas de três semanas. Estou em uma boa posição, certamente, mas não acho que sou o líder, não”, explicou.
Demonstrando respeito e maturidade, o mexicano destacou sua função dentro da equipe. “Tenho muito respeito por eles, essa é a situação da corrida e vamos ver se ainda consigo fazer alguma loucura”.
“Eles já provaram que são capazes disso, e para mim, é uma estreia. Então vamos ver se eu tenho pernas, e claro, se eu tiver, vou tentar. Não há problema nem estresse.”

“É o contrarrelógio mais longo que já fiz”
A etapa de contrarrelógio desta terça-feira, com 28,6 km entre Lucca e Pisa, será mais um desafio para Del Toro, que largou em Tirana, na Albânia, no dia 9, sem imaginar que alcançaria tamanha projeção.
Sobre o esforço individual na 10ª etapa, Del Toro mantém a cautela e faz revelação surpreendente: “Não sei o que posso fazer no contrarrelógio. Obviamente, esperamos estar prontos, mas é o contrarrelógio mais longo que já fiz, então veremos.”

Conselhos de Tadej Pogacar
A confiança e o bom desempenho de Isaac del Toro na etapa deste domingo, vem também da experiência com Tadej Pogacar. Em março deste ano, ele trabalhou como gregário para Tadej Pogacar na Strade Bianche, corrida em que o esloveno venceu com autoridade.
“Ele me deu algum conselho antes da etapa? Ele me mandou uma mensagem dizendo que, se eu estivesse em condições de vencer a etapa, teria que dar o meu melhor. Acho que ele acredita em mim”, finalizou Del Toro.
