Italiano deixa UAE Team Emirates após 8 temporadas, ciclista acerta contrato de 2 anos com nova equipe
O italiano Diego Ulissi, de 35 anos, anunciou que fará parte da Astana Qazaqstan a partir de 2025. Ulissi, que construiu toda a sua carreira profissional nas equipes Lampre e UAE Team Emirates (desde 2017), assinou um contrato de dois anos com a formação cazaque.
Esta será a primeira vez que ele competirá por uma equipe fora da estrutura da UAE Team Emirates, onde esteve desde o início de sua carreira com a equipe original, Lampre-Farnese Vini em 2010.
Vinte e três vitórias profissionais
Ao longo de suas oito temporadas com a UAE Team Emirates, Ulissi acumulou 23 vitórias, entre suas conquistas mais notáveis estão a vitória no Grand Prix Cycliste de Montréal em 2017, duas etapas no Giro d’Italia em 2020, e a vitória recente no Tour da Áustria em 2024.
Em declaração ao site da Astana Qazaqstan, Ulissi expressou entusiasmo com o novo desafio. “Estou muito entusiasmado por fazer parte do projeto Astana no próximo ano. É uma equipe com uma história impressionante e é uma honra fazer parte dela. Também conheço muitos pilotos e membros da equipe, por isso espero que a transição seja tranquila.”
Alexander Vinokourov, diretor da Astana Qazaqstan, elogiou Ulissi. “Até onde eu sei, Ulissi venceu pelo menos uma partida por ano desde que se tornou profissional em 2010 – uma conquista incrível. É exatamente disso que nossa equipe precisa.” concluiu Vinokourov.