O português Iúri Leitão, vive um início de 2025 repleto de desafios e conquistas. Com menos de cinco noites dormidas em casa nesta temporada, o atleta da Caja Rural Seguros RGA tem conseguido conciliar competições de estrada e pista, com grande sucesso.
E fevereiro tem se mostrado um mês inesquecível para o ciclista, que neste sábado disputa a Clássica de Almeria, na Espanha, onde poderá registrar sua 2ª vitória na temporada do ciclismo de estrada.
“Sinto que estou fazendo muito progresso em todos os níveis”
O primeiro grande feito do ano ocorreu em Palma, na última etapa do Challenge de Mallorca, onde Leitão surpreendeu ao vencer com um ataque fulminante a 600 metros da chegada. O sucesso em Mallorca demonstrou sua capacidade de adaptação e explosão nos momentos decisivos.

Após uma rápida participação na Volta à Comunidade Valenciana, Leitão seguiu para o Campeonato Europeu de Pista em Heusden-Zolder, na Bélgica, onde brilhou ao conquistar duas medalhas de ouro, nas provas de corrida por pontos e scratch.
“Tudo foi melhor do que eu esperava. Ainda não consegui comemorar os dois ouros! Sinto que estou fazendo muito progresso em todos os níveis”.
“É verdade que um Campeonato Europeu não é uma Olimpíada e não pode ser o ponto mais alto da minha carreira, mas se compararmos com outros anos, janeiro e fevereiro, nunca estive tão bem”, disse ao jornal AS.

“Algumas equipes não entendem a vantagem de ter um ciclista competindo na pista”
Leitão destacou ainda a satisfação de integrar a Caja Rural, onde tem liberdade para conciliar as competições na estrada e na pista.
“Estou muito feliz na Caja Rural porque consigo conciliar tudo e eles me dão esse espaço. No geral, vejo que é uma situação que continua difícil e não muda muito: ciclistas muito jovens e fortes na pista acabam saindo porque algumas equipes não entendem ou não sabem muito das vantagens de ter um ciclista competindo em alto nível na pista”, explicou o atleta.
Para ele, a emoção e a velocidade das provas são fatores que tornam essa modalidade especial. “A adrenalina, a velocidade… não há nada como um espetáculo na pista. Eu incentivo os mais jovens a tentarem”, completou.

“Em Viana do Castelo há cartazes com a minha cara por todo o lado!”
Com a ascensão meteórica, Leitão também começa a se acostumar com a fama em Portugal. “Em Viana do Castelo (cidade natal de Iúri) ainda há cartazes com a minha cara por todo o lado! Pensei que isso só aconteceria lá, mas, por exemplo, estou em Lisboa jantando e me pedem algumas fotos”.
“Você tem que saber que é uma questão de momento por causa dos bons resultados”, complementou. Entre viagens, vitórias e reconhecimento, o ciclista reflete sobre os meses recentes: “Tudo o que vivi nestes meses encheu meu coração de orgulho”, finalizou Iúri Leitão.