Iúri Leitão dá show e vence o Challenge Mallorca após ataque fulminante, confira os resultados e assista a chegada
O ciclista português Iuri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), surpreendeu os adversários ao realizar um ataque fulminante, após a última viragem (curva no Brasil) e conquistar uma vitória impressionante no Trofeo Palma, última competição do Challenge Mallorca.
O eslovaco Stanisław Aniołkowski (Cofidis) terminou na segunda colocação, enquanto o norueguês Erlend Blikra (Uno-X Mobility) completou o pódio em terceiro lugar.
Um percurso favorável aos sprinters
O Challenge Mallorca tradicionalmente se encerra com o Trofeo Palma, prova que começa e termina na capital da ilha espanhola, um destino popular tanto para ciclistas quanto para turistas. O percurso inicial levou os ciclistas para o interior da ilha em um trajeto de mais de 100 quilômetros, sem grandes desafios de altimetria. O cenário esperado era um sprint em massa após seis voltas na Avenida de Palma de Mallorca.
Após a interrupção do Trofeo Andratx devido às condições climáticas adversas, a prova deste sábado transcorreu normalmente, proporcionando uma disputa intensa entre os velocistas.
A fuga do dia
Nos primeiros momentos da corrida, diversos ataques marcaram a disputa até que dois ciclistas conseguiram abrir vantagem: Florian Lipowitz (Red Bull-BORA-hansgrohe) e Colby Lange (Project Echelon Racing). A dupla alcançou uma diferença de quase 4 minutos em relação ao pelotão.
Lange foi o primeiro a ser alcançado, restando menos de 50km para a chegada, quando equipes como Q36.5, XDS Astana e Burgos BH intensificaram o ritmo. Lipowitz ainda resistiu até os últimos treze quilômetros, mas também acabou neutralizado, abrindo caminho para a definição da prova em um sprint massivo.
Ataque fulminante de Iúri Leitão a 600 metros da chegada
Nos momentos finais, nenhuma equipe conseguiu organizar um trem de sprint eficiente, o que criou uma oportunidade para Iuri Leitão. O português foi o primeiro a contornar a última viragem e, com um ataque ousado a 600 metros da chegada, conseguiu abrir vantagem sobre o pelotão. Apesar da pressão dos adversários, Leitão sustentou sua posição e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.
Stanisław Aniołkowski tentou alcançá-lo nos últimos metros, mas teve que se contentar com a segunda posição. Erlend Blikra, por sua vez, completou o pódio, assegurando um bom resultado para a Uno-X Mobility.
Assista a chegada
🇵🇹 ¡Iúri Leitão desde su casa!
— Teledeporte (@teledeporte) February 2, 2025
El portugués de @CajaRural_RGA atacó con mucha fe y se acaba llevando el #TrofeuPalma pic.twitter.com/65rtufly3N