Alguns dias atrás, um comentário feito por Jasper Philipsen (Alpecin Deceuninck) no Tour de France chocou a Bélgica quando ele disse: “Não vou correr atrás de Mathieu Van der Poel (Alpecin Deceuninck) para diminuir a diferença no Campeonato Mundial”(sugerindo facilitar as coisas para o colega holandês no mundial de Glasgow).
Para entender o que isso significa, precisamos lembrar que Mathieu Van der Poel, foi o principal ajudante de Philipsen na consquista das 4 vitórias de etapas e a camisa verde da classificação por pontos, neste Tour de France. Porém, os dois ciclistas serão adversários no Campeonato mundial em Glasgow.
Com a sua convocação já confirmada para a seleção do seu país, o treinador belga precisou interceder e revelar que jasper Philipsen já se desculpou.
“Foi uma resposta repentina que ele fez no Tour. Naquele momento, com os companheiros ao seu lado, isso influencia sua resposta. Acho que ele vai pensar de forma diferente depois do Tour”, disse Sven Vanthourenhout em entrevista ao canal belga Sporza. “Jasper imediatamente se desculpou. Eu também acho que ele se arrependeu, então eu nunca fiz questão dessa polêmica toda.”
“Eu imediatamente comuniquei isso aos outros. Ele nunca teve a chance de entender o que é um campeonato mundial. Todos entenderam como as coisas acontecem”, continua Vanthourenhout. “No ano passado ficou claro que Philipsen ainda não estava pronto para o Campeonato Mundial em Wollongong. Mesmo em fevereiro eu tinha dúvidas. Mas ele evoluiu tanto que mais do que mereceu sua vaga.”