João Almeida admite dedicação total a Tadej Pogacar nos Grand Tours “apoiarei Pogacar de forma incondicional”
João Almeida (UAE Team Emirates), está preparado para desempenhar um papel fundamental nos Grand Tours em 2025. O português de 26 admite abrir mão do sucesso pessoal, assumindo um compromisso significativo de trabalhar para o maior ciclista do mundo, Tadej Pogacar.
“Apoiarei Tadej Pogacar de forma incondicional”
Durante o Training Camp da UAE Team Emirates, Almeida revelou ao portal alemão radsport, que sua temporada incluirá a participação no Tour de France e possivelmente na Vuelta a España. Contudo, em ambas as provas, Tadej Pogacar deve liderar a equipe.
“Mesmo que eu esteja no Tour (em 2025) para apoiar Tadej, farei isso de forma incondicional, isso ainda pode ser positivo para mim, ainda posso terminar na 2ª posição, declarou Almeida com um sorriso
“Eu certamente iria para essas corridas como capitão, se estivesse em outra equipe e não como gregário. Mas mesmo que eu fosse para um Grand Tour, como líder de outra equipe, não acho que conseguiria vencer Tadej”, complementa João Almeida.
Giro d’Italia descartado para apoiar Pogacar
Embora João tenha escolhido priorizar o Tour de France, sua carreira já é marcada por conquistas no Giro d’Italia, o Grand Tour onde obteve maior sucesso. Em 2020, o português vestiu a Maglia Rosa por 15 dias e, em 2023, alcançou o pódio, além de vencer sua primeira etapa em Grandes Voltas na Itália.
Apesar de seu histórico positivo no Giro, a UAE Team Emirates confirmou que Adam Yates e Juan Ayuso serão os principais representantes da equipe na edição italiana de 2025, enquanto Almeida terá como foco o Tour de France, apoiando Pogacar.
“É claro que pensei no Giro, mas quanto mais refletia, mais percebia que preferiria correr o Tour novamente”, explicou Almeida. “Já participei do Giro e da Vuelta várias vezes, então gostaria de fazer o Tour uma segunda vez, na minha melhor forma, e aí verei o que consigo alcançar.”
Um Programa Ambicioso para 2025
Nesta temporada, Almeida participou do Tour de France e da Vuelta a España, um programa que poderá se repetir em 2025, dependendo de sua forma física e desempenho no momento da Vuelta.
“Adicionar a Vuelta ao meu calendário, assim como na França, é algo possível, mas dependerá de minhas condições e do que for decidido em equipe”, acrescentou o português.
João Almeida e sua incrível gestão de esforço
João Almeida é conhecido por sua impressionante gestão de esforço nas grandes montanhas. Em 2024, mesmo atuando como gregário de luxo para Tadej Pogacar, o português demonstrou que ainda pode se superar em momentos cruciais.
“Conheço muito bem o meu corpo e os meus limites. Quando vejo na corrida que o ritmo que estabeleci não é possível para mim, ‘se subirmos uma colina de uma hora a um ritmo que só consigo conduzir durante 20 minutos, então é matematicamente impossível continuar’, se for esse o caso, então pedalo no meu próprio ritmo”.
“Se ainda puder ajudar, é claro que maximizo minha velocidade. Mas se eu pedalar sozinho, então sei muito bem que tipo de ritmo eu posso imprimir” finalizou João Almeida.