João Almeida dá detalhes da vitória no Tour de Romandie “nunca me senti 100%, mas não desisti”

O Tour de Romandie teve um desfecho memorável para João Almeida. O português da UAE Emirates XRG confirmou sua superioridade ao conquistar a vitória geral no último dia da competição.

Um 2º lugar no contrarrelógio até Genebra foi suficiente para superar o francês Lenny Martinez (Bahrain Victorious) da liderança da classificação geral e garantir ao português sua terceira 3ª vitória em corridas por etapas do WorldTour (Tour de Pologne 2021 e Volta ao País Basco 2025).

“O que conta é o resultado final do último dia, certo?”, brincou Almeida na entrevista rápida, logo após a conquista.

girodociclismo.com.br image image 8
João finalizou a etapa com somente 11 segundos de atraso ao Campeão Mundial Remco Evenepoel

“Meu objetivo era vencer aqui”

Apesar de não ter vencido nenhuma etapa durante a competição, João Almeida mostrou regularidade e um desempenho crescente ao longo dos dias.

Ele foi se aproximando da liderança etapa após etapa, até conseguir ultrapassar Lenny Martinez e Lorenzo Fortunato na geral no momento decisivo.

“Estou muito feliz porque meu objetivo era vencer aqui. Infelizmente não consegui vencer nenhuma etapa, mas sempre estive na frente e estou muito feliz com a vitória geral. A equipe fez um bom trabalho e podemos nos orgulhar disso”, afirmou Almeida.

girodociclismo.com.br tour de romandie image 87

“Nunca me senti 100%, mas não desisti”

Ao longo da semana, o ciclista português enfrentou dificuldades físicas, mas soube administrar seus esforços com inteligência e resiliência.

“Tive um bom dia, mas sofri a semana toda. Nunca me senti 100% e não me senti muito forte, mas dei o meu melhor e nunca desisti. Depois, é uma questão de mentalidade”, explicou.

girodociclismo.com.br tour de romandie image 73
João Almeida iniciou seu contrarrelógio acelerando forte

“Agora vou tirar umas férias, depois vou ao Tour de Suisse e Tour de France”

João Almeida também revelou que estava confiante no contrarrelógio final, apesar das dúvidas naturais antes de uma etapa decisiva.

“Não, eu estava bastante confiante em relação ao meu contra-relógio. Se eu tivesse boas pernas, seria o favorito para a vitória final e teria tido uma vantagem, mas nunca se sabe… Foi um contra-relógio difícil e aí as pernas falam por si. Felizmente, eu tinha as pernas que precisava”, disse, entre risos.

Sobre os próximos passos na temporada, o português já traçou seu plano: “Agora vou tirar umas férias primeiro e depois vou participar do Tour de Suisse e do Tour de France

girodociclismo.com.br image image 10
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.