João Almeida: De promessa do ciclismo português à realidade no Giro d’Itália
O português João Almeida (UAE Team Emirates) há alguns anos vinha sendo tratado pela mídia especializada em geral, como um diamante a ser lapidado. E o atleta de Caldas da Rainha estava precisando não somente um resultado, mas sim, uma apresentação sólida em uma grande Volta.
E isso aconteceu no Giro d’Itália 2023!!!
Na 1ª etapa, João Almeida já demonstrou estar em boa forma ao terminar na 3ª posição, somente 7 segundos após Fillipo Ganna (INEOS Grenadiers), um dos maiores especialistas da história na modalidade. “Pipo” Ganna é o atual recordista da hora, sempre é bom lembrar.
Apesar de um dia ruim na 18ª etapa, nas montanhas foi que João Almeida, com estilo de manter uma intensidade alta e constante por muito tempo, conseguiu demonstrar maturidade para ser um campeão de grandes voltas.
O exemplo claro aconteceu na 16ª etapa, onde após um ataque fulminante, deixou Primoz Roglic (Jumbo Visma) para trás.
E após esse ataque, bateu Geraint Thomas (INEOS Grenadiers) na chegada.
O 3º lugar na classificação geral e a Maglia Bianca de melhor jovem, já são credenciais para que João Almeida passe a ser considerado como uma realidade do ciclismo profissional do World Tour. Um bom problema para a UAE Team Emirates, ter 2 ciclistas da qualidade de Tadej Pogacar e João Almeida.
Esse ai tinha que dar graças a deus que o Recon saiu por covid, se não era 4º lugar
Obrigado pelo retorno. Um grande abraço da editoria do Giro do Ciclismo.