Em entrevista à Federação Portuguesa de Ciclismo, gravada pelo site A Bola, Almeida não deixa margem para mal-entendidos. “Ainda não falamos sobre o calendário de corridas de 2024, mas gostaria de disputar o Tour de France. Já corri várias vezes no Giro e está começando a ficar um pouco repetitivo.”
Interesse pelas clássicas nas Ardenas
Almeida manteve um determinado programa nos últimos anos, mas gostaria de conhecer novas corridas e ter novos incentivos no próximo ano. “Por exemplo, também gostaria de participar em competições como o Critérium du Dauphiné ou o Tour de Suisse. E talvez também, os clássicos das Ardenas. É importante definir metas novas e diferentes”, afirmou o ciclista de 25 anos.
“A única vez que fiz uma clássica das Ardenas (Liège-Bastogne-Liège, em 2021) até me senti bastante bem (ele venceu na sub 23 em 2018), embora seja uma corrida diferente do que estou habituado e por isso a preparação teria de ser diferente”.
Jogos Olímpicos e início da Vuelta em Portugal
“Mas também é um ano em que temos Jogos Olímpicos e depois a Vuelta a começar em Portugal… que é bastante especial. Temos de gerir bem o calendário”, reconhece João Almeida.
“Antes de saber que a Vuelta começa em Portugal, o meu objetivo era apenas o Tour e os Jogos Olímpicos, obviamente se for (convocado), e deixaria a Vuelta como plano B, se me sentisse bem.”
“Começando a Vuelta em Portugal, e raramente acontece uma grande volta começar no nosso país, então creio que seria muito bom fazer a Vuelta”, finaliza João Almeida.