João Almeida revela entusiasmo “pude pedalar forte, isso nos deixa otimistas” português pode assumir liderança nesta sexta-feira
João Almeida demonstrou grande forma ao conquistar um forte 3º lugar na 2ª etapa da Volta a la Comunitat Valenciana, disputada entre La Nucía e Benifato (166 km). A etapa foi marcada por uma exigente subida final, onde a UAE Team Emirates-XRG apostou em ataques para endurecer a corrida e desafiar o grupo reduzido antes da chegada em Font de Partegat.
João Almeida vice-líder da competição
Com o resultado, Almeida avançou para a 2ª segunda posição na Classificação Geral, ficando apenas 02 segundos atrás do líder Mathias Vacek (Lidl-Trek).
Acompanhado por Pavel Sivakov e Brandon McNulty, o ciclista português impôs seu ritmo característico na subida final, conseguindo abrir uma sólida distancia de diversos adversários diretos, como (Jai Hindley (Red Bull Bora) e Ben O’connor (Jayco AlUla), que estão cerca de 1 minuto de atraso, em relação a João Almeida.
Nos últimos quilômetros, Almeida intensificou o ritmo e cruzou a linha de chegada 13 segundos após o vencedor da etapa, Santiago Buitrago.
“Pude pedalar forte e isso nos deixa otimistas para as próximas etapas”
Após a chegada, Almeida reconheceu o grande trabalho da equipe. “É decepcionante perder a vitória, mas hoje os caras foram impressionantes”, afirmou o ciclista no canal oficial da UAE Team Emirates-XRG.
“Sabíamos que tínhamos que estabelecer um bom ritmo para dificultar as coisas para o líder, e no final, tanto Filippo (Baroncini) quanto Felix (Großschartner) andaram super bem.”
Almeida também destacou a estratégia bem executada pela equipe: “Sempre foi o plano, no final usar nossos números e, com Pavel (Sivakov) e Brandon (McNulty), fizemos isso bem. Uma vez que entrei no meu ritmo, pude pedalar forte e isso nos dá otimismo para as próximas etapas.”
Brandon McNulty também segue na disputa pelo título
Atrás de Almeida, o atual campeão Brandon McNulty também teve uma boa atuação, terminando a etapa na sétima posição, 34 segundos atrás de Buitrago. Com 3 etapas restantes, a UAE Team Emirates-XRG segue bem posicionada na luta pelo título, com Almeida em 2º na geral e McNulty em 6º, apenas 25 segundos atrás de seu companheiro de equipe.
Etapa de sexta-feira pode definir liderança para João
A 3ª etapa da competição, nesta sexta-feira, promete ser mais um grande desafio, com um percurso ondulado entre Algemesí e Alpuente, totalizando 180,8 km. O trajeto conta com 3.000 metros de altimetria acumulada, incluindo um trecho decisivo nos últimos quilômetros.
A linha de chegada será em uma rampa de 1,3 km com inclinação média de 7,2%, apenas 20 km após o topo do Pico del Remedio, de 1ª categoria, com 7,9km e 6,5%, a última subida categorizada do dia.
Com Almeida e McNulty bem colocados na classificação geral, a UAE Team Emirates-XRG terá uma nova oportunidade de lutar pela vitória e assumir a liderança da competição.