Johan Bruyneel critica Jonas Vingegaard e faz afirmação polêmica “ter um filho não é motivo para terminar a temporada”
À medida que Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) continua a dominar o cenário do ciclismo em 2024, uma pergunta persiste: quem poderia deter o esloveno na Il Lombardia?
Depois de vencer várias competições importantes e conquistar uma impressionante 4ª vitória consecutiva no Il Lombardia, a dúvida permanece no ar, se Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), estivesse na prova, a história seria diferente?
“Vingegaard estaria no máximo com Remco”,afirma Bruyneel
Em um episódio recente do The Movepodcast, podcast apresentado por Spencer Martin e o ex-ciclista e diretor da Radio Shack-Nissan, Johan Bruyneel, o tema central foi a dominância de Pogacar em 2024. Durante a discussão, uma questão foi levantada para o ex-diretor esportivo Johan Bruyneel.
“Se Jonas Vingegaard estivesse na Il Lombardia, o resultado teria sido diferente? “Bruyneel foi categórico na resposta: “Na Il Lombardia? Pfft, não”, afirmou o belga, com certo desdém.
“No máximo, Jonas estaria com Remco (Evenepoel). Quero dizer, antes de tudo, ele não é um ciclista de um dia. Ele poderia ser, especialmente nesse tipo de corrida, mas parece que ele não está interessado”, completou o ex-diretor belga.
“Ter um filho não é uma razão para terminar a temporada”
A ausência de Vingegaard nesta fase da temporada é devido a uma mudança significativa em sua vida pessoal: o ciclista recentemente tornou-se pai novamente. No entanto, Bruyneel minimizou o impacto dessa novidade: “Sim, mas ter um filho não é realmente uma razão para terminar a temporada”, polemizou Johan Bruyneel.
“Quero dizer, depois do Tour de France, ele venceu o Tour da Polônia. Não venceu uma única etapa, mas venceu a geral. E após encerrou a temporada mais cedo.”
“Ele não correu muito durante todo o ano”
Segundo Bruyneel, essa escolha é difícil de entender: “Ele não correu muito durante o ano todo”, contínuo. “Eu realmente não sei por que ele não corre mais. Apenas para se manter ativo, motivado e ter alguns objetivos”.
“Obviamente, você sabe, ele sabe melhor do que nós e sua equipe sabe o que está fazendo, então eu não estou criticando isso , mas acho que é muito tempo para ficar sem competição Você tem que manter seus pontos de referência para saber onde estão seus rivais.”
“O Vingegaard de 2023 não venceria Pogacar de 2024”
Mesmo sem as lesões sofridas em 2024, Bruyneel acredita que o dinamarquês teria poucas chances contra Pogacar este ano.
“No Tour de France de 2022 e 2023, estávamos todos pensando: ‘Ok, Jonas é tão forte, não há como Pogacar vencê-lo’, mas Pogacar volta e surpreende todo o mundo, inclusive Jonas”, afirmou Johan Bruyneel.
“Estou tentado a dizer que mesmo o Vingegaard de 2023 não teria vencido o Pogacar do Tour de France de 2024”, finalizou o belga.