Johan Bruyneel revela detalhes da técnica de Tadej Pogacar “a cadência é inacreditável, mas há algo que não descobri”

Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) e Jonas Vingegaard (VIsma-Lease a Bike) venceram as últimas cinco edições do Tour de France. No entanto, em 2024, o esloveno parece ter alcançado um nível sem precedentes nos últimos anos e para 2025, seus adversários terão que evoluir significativamente para sonharem com uma vitória no Grand Tour.

Talvez Vingegaard já tenha mudado seu treinamento

“Acho que ele (Vingegaard) acredita que pode vencê-lo. Ele já o venceu duas vezes seguidas, com certeza vai treinar muito”, disse Johan Bruyneel no podcast “The Move”, ao lado de Spencer Martin.

girodociclismo.com.br johan bruyneel critica jonas vingegaard e faz afirmacao polemica ter um filho nao e motivo para terminar a temporada image 1
O podcast The Move é apresentado por Spencer Martin e Johan Bruyneel

“Na semana passada eu comentei, que não conseguia entender por que Jonas não competiu mais este ano. Talvez ele já esteja fazendo isso, focando completamente em mudar seu treinamento, ganhando mais potência com trabalho de força. Ele sabe que precisa dar um passo à frente, se quiser ser um adversário à altura de Tadej”.

girodociclismo.com.br johan bruyneel revela detalhes da tecnica de tadej pogacar a cadencia e inacreditavel mas ha algo que nao descobri image 7
Vingegaard ataca Tadej Pogacar durante o Tour de France 2024

Vingegaard está convencido que pode vencer Pogacar

Mesmo com graves lesões na Volta ao País Basco, Vingegaard ainda conseguiu mostrar um excelente desempenho no Tour de France 2024, vencendo uma etapa e terminando em 2º lugar na Classificação Geral.

“Estou certo de que ele está convencido que ainda pode vencer Pogacar. E por que eu acredito nisso? Foi um milagre ele ter começado o Tour de France depois daquela queda terrível e com preparação mínima. E em determinado momento, ele esteve muito próximo, inclusive conseguindo vencê-lo em uma das etapas”.

A etapa em questão foi a 11ª etapa, em Le Lioran, onde Vingegaard conseguiu bater Pogacar no sprint entre os dois ciclistas.

girodociclismo.com.br johan bruyneel revela detalhes da tecnica de tadej pogacar a cadencia e inacreditavel mas ha algo que nao descobri image 4

“A cadência de Tadej Pogacar é inacreditável”

O que separa Tadej Pogacar dos demais ciclistas de elite? Segundo Bruyneel, a principal diferença está na capacidade do esloveno de manter uma cadência extremamente alta por longos períodos.

“Não sei exatamente todas as diferenças, mas o que vejo como uma grande diferença, especialmente entre Tadej e Jonas, é a capacidade de manter uma cadência alta por muito tempo”, explicou Bruyneel.

Ele complementa: “A cadência é inacreditável… Em todas as corridas que ele venceu, ele esteve entre 92 e 97 RPM durante toda a prova, independentemente da duração”.

“Jonas tem uma boa cadência, mas não é a mesma. A cadência alta funciona para alguns e não para outros. Não digo que seja o único motivo, mas se você consegue manter uma cadência alta, está se protegendo de problemas”.

girodociclismo.com.br johan bruyneel revela detalhes da tecnica de tadej pogacar a cadencia e inacreditavel mas ha algo que nao descobri image 3
Pogacar consegue manter uma alta cadência mesmo em grandes ascensões

Há algo no estilo de Pogacar que ainda não descobri

Bruyneel finalizou suas observações afirmando que não se trata somente da cadência. “Remco (Evenepoel) também tinha uma cadência ótima, semelhante à de Tadej”.

“Há algo no estilo de pedalada de Pogacar que ainda não consegui descobrir. Parece incrivelmente suave, como se fosse fácil. Estamos falando de pedivelas menores, no entanto, nada impede Jonas, Remco ou até Primoz [Roglic] de tentarem algo semelhante”, finalizou Bruyneel.

Confira a entrevista completa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.