Jonas Vingegaard abdica de férias e retorna aos treinos “precisamos aceitar que Pogacar elevou o nível” afirma treinador
Jonas Vingegaard já retomou sua rotina de treinos, de forma surpreendente, antes do confronto decisivo com Tadej Pogacar no Tour de France de 2025. Seu técnico, Tim Heemskerk, revelou ao canal Velo, que a antecipação nos treinos oferece uma vantagem importante para o ciclista da Visma-Lease a Bike.
Jonas Vingegaard encerrou a temporada de 2024 antes do previsto, devido à fadiga acumulada. Segundo Heemskerk, “podemos construir uma base realmente boa para o ano que vem, começando a treinar tão cedo. É algo que realmente precisávamos. Depois da queda, coisas ainda ficaram faltando neste verão.”
“Jonas está treinando muito bem na bicicleta”
Vingegaard já retomou as atividades físicas, com atenção especial à força e ao condicionamento físico.
“Jonas está treinando muito bem na bicicleta, mas focando em sua força e condicionamento também, isso significa que ele pode começar a se normalizar novamente, depois de perder um pouco de massa muscular no ano passado”, revelou Heemskerk.
Heemskerk, no entanto, não confirmou o programa exato para 2025 e evitou comentar sobre rumores de uma possível participação no Giro d’Italia.
“Precisamos aceitar que Pogacar elevou o nível este ano”
Para enfrentar Pogacar, que teve uma temporada competitiva em 2024 conquistando vitórias no Giro d’Italia, Tour de France e o título mundial, Vingegaard precisará maximizar cada detalhe de treino.
Heemskerk admite: “Precisamos aceitar que Pogacar elevou o nível este ano”, disse Heemskerk. “É uma grande, grande vantagem que poderíamos começar cedo com Jonas. Precisamos disso se quisermos avançar e diminuir a diferença com Pogacar.”
Maior problema é que ele fique bom cedo demais
Com um filho recém-nascido e momentos de descanso em casa, na Dinamarca, Vingegaard também encontra força no apoio familiar. Heemskerk observa que o atleta de 27 anos está “em um bom lugar, mental e fisicamente” e se sente energizado após uma temporada complicada.
Ele destaca que o descanso deu a Vingegaard o impulso necessário para competir novamente com Pogacar. “Nosso maior problema agora é evitar que ele fique bom demais cedo demais”, alerta Heemskerk.
Visma-Lease a Bike precisa avaliar tudo para vencer o Tour
Apesar da vantagem de iniciar a preparação com antecedência, Heemskerk confirma que algumas semanas de treino básico não são suficientes para garantir uma vitória sobre o forte rival. Ele declarou que a equipe precisa “avaliar e olhar tudo para vencer o Tour de France. É sobre a semana que vem, inverno, pré-temporada. Tudo até o Tour.”
“No Entanto, toda semana melhora um pouco, em relação à anterior. Tudo voltará a ser como era”, finalizou um esperançoso Tim Heemskerk.