Jonas Vingegaard deu um grande passo em direção à vitória geral no Tour de France na 16ª etapa, ao deixar seu grande rival Tadej Pogacar mais de um minuto e meio para trás no difícil contra-relógio até Combloux. Apesar disso, ele reconhece que ainda há etapas desafiadoras pela frente.
O diretor esportivo de Vingegaard, Grischa Niermann, afirmou pela rádio da equipe que o dinamarquês mostraria hoje quem é o melhor. No entanto, Vingegaard não ouviu claramente essa mensagem. “Naquela hora, eu estava passando entre muitas pessoas, acho, porque não ouvi isso. Mas pelo que ouvi, a equipe me orientou bem pelo rádio”, disse ele.
Para Vingegaard, essa é a sua primeira vitória em um contra-relógio no Tour de France. “Eu me senti ótimo hoje. Foi o meu melhor contra-relógio de todos os tempos. Estou muito orgulhoso do que fiz e extremamente feliz com a vitória. Também fiquei surpreso. Não esperava me sair tão bem“, declarou o líder da camisa amarela.
O ciclista de 26 anos começou a ficar ansioso, mas conseguiu se organizar bem durante o contra-relógio. “O contra-relógio foi dividido em quatro partes. Primeiro, uma seção plana, seguida pela primeira subida, onde era preciso ir rápido. Depois veio a descida e outra seção plana para se recuperar. Por fim, era tudo ou nada na última subida , embora eu precisasse poupar um pouco de energia para os últimos quilômetro em ascensão”, analisou Vingegaard.
No entanto, mesmo estando agora com uma vantagem de quase um minuto e 48 segundos sobre o segundo colocado, Pogacar, Vingegaard mantém cautela em relação à vitória geral. “Ainda há muitas etapas difíceis pela frente. Temos que continuar lutando, e estou ansioso pelo que está por vir”, afirmou ele, direcionando seu olhar para o futuro.