Jonas Vingegaard entusiasma fãs em declaração “eu quero mais, e isso é para este ano, quero vencer o Tour pela 3ª vez”
Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) mostrou muita determinação para superar os desafios de 2024 e retomar sua melhor forma no Tour de France. Apesar do esforço, isso não foi suficiente para derrotar o rival Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), mas Vingegaard já tem seus olhos no futuro.
Em entrevista ao canal Wielerflits, o bicampeão do Tour de France reafirmou sua ambição: “Ainda acreditamos nisso”.
“eu quero mais, e isso é para este ano, quero vencer o Tour pela 3ª vez”
Para Vingegaard, 2024 foi marcante por diferentes razões. “Foi principalmente um ano louco”, declarou o ciclista de 28 anos. Ele relembrou sua trajetória com bom humor: “Comecei muito bem, depois as coisas não correram mais bem, mas lutei por um Tour de France excepcional. Depois veio a melhor parte do ano: pude ser pai novamente”.
Apesar das adversidades, o ciclista enxerga o ano como um marco em sua carreira e vida pessoal. “Se você tivesse dito tudo isso antes da última temporada, eu não teria ficado feliz com isso. Mas agora que posso relembrar, esse é o caso devido às circunstâncias”.
“Na verdade, foi um ano muito bom. De qualquer forma, memorável. Mas eu quero mais, e isso é para este ano. Quero vencer o Tour pela terceira vez. Esse é o meu principal objetivo da temporada”, revelou.
Início em Portugal e férias antes do Tour de France
A confiança de Vingegaard também é compartilhada por sua equipe, Visma-Lease a Bike, que acredita no potencial do dinamarquês para repetir o feito de vencer o Tour. “É ótimo saber que todos querem estar lá para vencer o Tour novamente. Eu também quero isso”, afirmou o ciclista.
Ele já tem um cronograma definido para a temporada. “Começarei essa jornada pela Volta ao Algarve e depois farei a Paris-Nice e a Volta a Catalunya. Depois saio de férias e a preparação do Tour começa em maio.”
“Alcancei meu melhor nível de todos os tempos”
Para o dinamarquês, a preparação final para o Tour de France começa com um período de treino em altitude, seguido do Critérium du Dauphiné e finalmente outro período de treino em altitude para o Tour.
“Minha queda teve um grande impacto na edição de 2024. Normalmente você tem sete ou oito semanas de preparação, mas para mim foi menos da metade. Mesmo assim, alcancei meu melhor nível de todos os tempos”, destacou o dinamarquês.
“Muita coisa aconteceu por causa da queda no País Basco. Isso me dá motivação para alcançar um nível ainda mais alto este ano. A Vuelta a España também está na programação”, afirmou Vingegaard, confirmando o duelo duplo com seu rival Tadej Pogacar, no Tour de France e na Vuelta a España.
“Isso também se aplica ao Campeonato Mundial em Ruanda. Mas muita coisa também pode acontecer. Portanto, temos que esperar e ver o quão cansado sairei dos Grand Tours. Analisamos isso preço por preço”, concluiu o dinamarquês.