Jonas Vingegaard fez um dos ataques mais poderosos da história do ciclismo

Não é de se estranhar o fato, que após o ataque no final da 16ª etapa da Vuelta a España, nenhum outro atleta presente na fuga, conseguiu acompanhá-lo. De acordo com o site Lantern Rouge, que faz cálculos precisos em relação às potências por kg que os ciclistas utilizam, a performance de Jonas Vingegaard, foi uma das mais poderosas da história do ciclismo.

De acordo com o site, Jonas Vingegaard fez uma das melhores subidas unipuerto (subida relativamente curta no final de uma etapa plana) de todos os tempos.

girodociclismo.com.br jonas vingegaard fez um dos ataques mais poderosos da historia do ciclismo image
Momento do incrível ataque de Vingegaard

Vingegaard levou 13 min e 11 seg para completar a subida. De acordo com os números do Lantern Rouge, ele fez isso com uma potência não inferior a 7,4 w/kg. Finn Fisher Black (6,9 w/kg) foi o segundo à 43 segundos, com Wout Poels logo atrás dele. O grupo de ciclistas do pelotão com os pretendentes à classificação geral, terminou em pouco mais de um minuto e subiu aproximadamente á 6,65 w/kg.

O que significa 7,4w/kg

7,4 w/kg é um número enorme – Vingegaard pesa cerca de 60 quilos, então ele manteve 444 watts durante a subida em números absolutos. O site vai ainda mais longe sobre a importância destes números, consideram que a temporada de escalada de Vingegaard é uma das melhores da história, comparada somente ao desempenho de Marco Pantani.

Jonas Vingegaard cruza a linha de chegada
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.