Não é de se estranhar o fato, que após o ataque no final da 16ª etapa da Vuelta a España, nenhum outro atleta presente na fuga, conseguiu acompanhá-lo. De acordo com o site Lantern Rouge, que faz cálculos precisos em relação às potências por kg que os ciclistas utilizam, a performance de Jonas Vingegaard, foi uma das mais poderosas da história do ciclismo.
De acordo com o site, Jonas Vingegaard fez uma das melhores subidas unipuerto (subida relativamente curta no final de uma etapa plana) de todos os tempos.
Vingegaard levou 13 min e 11 seg para completar a subida. De acordo com os números do Lantern Rouge, ele fez isso com uma potência não inferior a 7,4 w/kg. Finn Fisher Black (6,9 w/kg) foi o segundo à 43 segundos, com Wout Poels logo atrás dele. O grupo de ciclistas do pelotão com os pretendentes à classificação geral, terminou em pouco mais de um minuto e subiu aproximadamente á 6,65 w/kg.
O que significa 7,4w/kg
7,4 w/kg é um número enorme – Vingegaard pesa cerca de 60 quilos, então ele manteve 444 watts durante a subida em números absolutos. O site vai ainda mais longe sobre a importância destes números, consideram que a temporada de escalada de Vingegaard é uma das melhores da história, comparada somente ao desempenho de Marco Pantani.
[…] Fonte […]